Home » Resenhas » Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.

Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.

Por+isso+a+gente+acabou Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.
 
 
 
 
 
 

Por isso a gente acabou
Autor: Daniel Handler
Ilustrações: Maira Kalman
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 362
Resenha por: Guilherme Cepeda

 
 
 
 
 

Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico – características da personagem – e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida. 

O primeiro amor, adolescência, novas experiências e um coração partido. “Por isso a gente acabou” tem as características marcantes de Daniel Handler, autor de “A Series of Unfortunate Events”, com um toque diferente, pois o livro não é apenas uma lista com os motivos do término de um relacionamento, mas um relato desde o momento da explosão da paixão entre dois adolescentes até o possível término da relação.

If we could only have this life for one more day
If we could only turn back time
O.D

Este é um daqueles livros que você se identifica desde a primeira página, pois atire a primeira pedra quem nunca teve uma paixão não correspondida. O relacionamento de Min e Ed (nosso casal protagonista) já começou com um “prazo de validade” e foi totalmente contra os padrões, pelo simples fato de eles pertencerem a “mundos diferentes” no quesito escolar. Min era uma garota doce, viciada em cinema e sempre discreta por onde passava já Ed é o tradicional adolescente popular, sempre se destacando na escola e cercado por meninas tentando chamar a sua atenção e algo a mais. Eles não deviam ter ficado juntos, mas mesmo assim contrariaram todas as expectativas e levaram o relacionamento a frente, e como já era esperado, originou-se o titulo do livro “Por isso a gente acabou”.

Min entrega a Ed uma carta falando os pequenos motivos e “mancadas” que às vezes Ed nem percebeu que cometeu, mas que foi decisivo no fim do relacionamento deles. Na caixa tem vários objetos que representam os momentos que eles passaram juntos, levando o leitor a uma imersão na história e maior relacionamento com a trama, pela grande jogada do livro que são os objetos que tem na caixa ilustrados no começo de cada capitulo, e geralmente depois de uma reflexão com valores sentimentais, ela acaba o capitulo com …. e é por isso que a gente acabou”.

(…) Estou contando por que a gente acabou, Ed. Estou escrevendo, nesta carta, toda a verdade sobre o que aconteceu. E a verdade é que, porra, eu te amei demais. – Página 9

Particularmente eu não entendo porque Min iria “cair de amores” por Ed, mas como dizem por ai: “Não se explica o amor, ele simplesmente acontece”. Na carta, Min coloca diversos pensamentos que levam o leitor a uma montanha russa de emoções, com momentos hilários e outros que beiram a depressão, mas sempre bem construídos e relacionados aos objetos da caixa. As ilustrações dão um tom divertido a história, e juntas com a escrita de Daniel Handler tornam a narrativa muito fluida e você não se cansa de ler. Com o desenvolvimento do livro, você entende que o romance dos dois foi algo premeditado, com começo meio e fim (ou quase isso) respectivamente. Algumas situações do livro fogem um pouco da realidade, mas nada que afete a leitura e confunda o leitor, apenas tornam a trama mais interessante e palpável para o leitor que vai se identificar com a situação, especialmente aqueles que já passaram por uma situação parecida e seguiram em frente, pois juras de amor trocadas indevidamente nunca dão certo.

O mundo entrou nos eixos de novo, o sorriso é por isso. Eu te amava e aqui vão suas coisas, para longe da minha vida onde você deve ficar, o sorriso é por isso. Sei que você não vê, Ed, mas se eu contar a trama toda talvez você entenda desta vez, porque mesmo agora quero que você veja.

 
Confira algumas das ilustrações do livro.
 
whywebrokeup8 Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.whywebrokeup10 Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.

whywebrokeup11 Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.whywebrokeup12 Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.
 
whywebrokeup13 Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.whywebrokeup14 Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.

 

 Resenha: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler.

About Guilherme Cepeda


Guilherme Cepeda resenhista e fundador do Burn Book. Hiperativo, Escorpiano, Geek, leitor compulsivo, viciado em Paramore e ainda acredita na magia da Disney. Está cursando o primeiro período de Marketing e tentando levar uma vida aparentemente "normal".

  • http://amigadaleitora.blogspot.com.br/ Thais

    Adorei a resenha, eu já achava, pela sinopse, que este livro era bom, mas depois de ler sua resenha tenho certeza que ele é ótimo!! Quero muito ler ;)

    Xoxo http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
    My recent post [Resenha] – A Janela de Overton

  • Vitória

    Nossa, adorei a resenha :)

  • http://twitter.com/rafa__rafa @rafa__rafa

    Gui, muito legal esse livro. Bom, parece, né? E essa mistura de objetivos relacionados à história, que coisa interessante, nunca vi igual. Quero ler! Congrats to review! ^^

  • Pingback: Promo: Por isso a gente acabou, de Daniel Handler. « Burn Book

  • http://oleitor2.blogspot.com Pamela

    Acho a capa singela, mas ao mesmo tempo linda. Os tons combinaram ^^.
    Com relação à temática do livro, me identifiquei totalmente com ela. Afinal, de amores platônicos eu sei bem, rs.

  • Clara Lopes

    O livro é realmente lindo,estou na metade e li num piscar de olhos,pois a leitura é muito gostosa.

  • http://twitter.com/jessicatrajano_ @jessicatrajano_

    É o meu sonho de consumo ter esse livro, a história é muito interessante e possivelmente eu possa me identificar em algum momento.
    Bela resenha :D
    Parabéns
    Beijos

  • Pauliane

    Ótima resenha…. que livro hein!!! Tô morrendo de vontade d ler…. já participei d algumas promos dele mas não ganhei até hj… qm sabe!!!!!!!!!!

    Curiosíssimaaaa…

    Beijosss

  • cristiane dornelas

    Gostei muito desse livro e achei ele super interessante por tratar os "por issos" da relação ter terminado. Que coisa doida… Totalmente anti-romance. Foi a impressão que tive quando vi esse livro.

  • Samantha

    GOSTEEI MUITO

  • http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/ dany

    Quero muito ler esse livro.
    Quando li o título achei que a história não seria muito boa, pois já começa com o fim do namoro.
    Mais confesso que gostei da história, no decorer da história a gente vai entendendo o pq do namoro ter cabado.
    Gostei muito d asua resenha.
    Bjos…

  • http://amarasolta.blogspot.com Maíra K.

    A história, a capa, as imagens, tudo muito bonito e caprichado! Quem não quer ter um desse na estante?! *-*
    My recent post Saudade de tu

  • Leila

    Eu vi esse livro um dia e simplesmente fiquei louca pra ler, infelizmente não pude compra-lo. Agora depois da sua resenha fiquei com ainda mais curiosidade! Parece um ser uma leitura muito agradável. Espero ter a chance de lê-lo muito em breve.

  • http://www.facebook.com/patigomes.lindona Patricia

    sinceramente, não conhecia o livro, mas me interessei pela resenha… parece uma leitura agradável e prazerosa!!

  • http://maraviilhosomundodetinta.blogspot.com.br Clara

    Nunca li esse livro, mas se ganhar a promoção, talvez eu finalmente saiba do que ele se trata. Engraçado o autor de Desventuras em série ser o mesmo desse. Desventuras em série parece mais antigo, aí chega com um livro mais atual, né?

  • Yuri C. B.

    Bom, pela sinopse, não sei se é um livro que eu realmente leria ou que me agradaria mas, pelo autor, certamente merece o risco e acredito que até me surpreenderia percebendo que gostei do livro. Por outro lado, tanto a capa (que, se não me engano, é dura) quanto as ilustrações dos conteúdos da caixa, me agradaram bastante e achei bem legal da editora manter-se fiel ao original.

  • Mey

    Fiquei apaixonada pela diagramação desse livro. Amei tudo nele, me identifiquei com a historia, gostei muito da capa, do titulo. Enfim…Está no topo de minha lista de desejos. Bjkss

  • http://www.codinomeleitora.com.br/ Elis Miranda

    Adorei a ideia do livro e as ilustrações são um toque a mais, quero tanto esse livro que quase fiz a loucura de pagar uma fortuna nele, porque 44 reais em um livro só é loucura! hahaha
    Quero muito saber o que deu nela a ideia da carta a ele.

    Bjos

  • https://twitter.com/marinnabastos marinna bastos

    Parece ser legal esse livro, gostei da ideia de escrever uma carta sobre o fim do relacionamento!

    Enfim, adorei a resenha!

    bjs

  • http://twitter.com/junior_melo @junior_melo

    O livro parece ser muito interessante. O fato de ele construir a história com base em objetos deve ter sido bem trabalhoso, mas pela sua resenha parece que o autor conseguiu acertar em cheio com isso. Estou ainda mais ansioso para ler.

  • http://twitter.com/ga_marques @ga_marques

    Adorei o livro! Conheci ele esses dias em que eu li a resenha em alguns blogs. Eu estou morrendo de vontade de ler, mesmo que eu tenha vários livros na frente dele que merecem serem lidos, eu tenho certeza que vou passa-lo frente.
    Me diz como não gostar dele? A história é daquelas que você acaba se envolvendo porque sabe que, no fundo, alguma coisa verídica ele possui.
    A Min devolvendo as coisas do namoro e ainda escrevendo o "porque eles terminaram" fazem como que a gente queira saber mais e mais o real motivo do término e ainda o desenrolar disso tudo.
    Adorei, adorei e adorei..
    Parabéns pela resenha.

  • http://twitter.com/jay__melo @jay__melo

    Nossa, to loooouca pra ler esse livro já tem um tempinho. Além do tema "amor não-correspondido", a ruptura de um relacionamento também é tema pra todo mundo se identificar, não tem pra onde. E o livro parece ser daqueles que a gente lê com prazer, lembrando de como é sentir o que a personagem sente. É muito bom quando o livro dá essa sensação de o leitor conseguir se encaixar na história e acompanhar tudo como se fizesse parte de tudo. Só aumentou a curiosidade!

  • Mayara Faccin

    Esse livro trata de um amor que dura apenas um mês, entre a Min e o Ed. Achei o livro de leitura simples e divertida. O surpreendente é o amor que o amigo tem por ela (acho que mais tarde os dois ficariam juntos, mas não é esse o foco do livro). O autor Daniel Handler utiliza filmes fictícios para criar as divagações da personagem Min, que sonha em ser Diretora de Cinema e ilustra sua história com a dos filmes que assistiu. Livro muito bom!!!

  • Raíssa

    Desde o lançamento desse livro, estou louca para lê-lo. Parece o tipo de história delicada e tocante, mas sem ser piegas, sabe? Li o primeiro capitulo disponibilizado na internet e, caramba!, parece excelente. Mal posso esperar para poder conhecer toda a história de Min e Ed, de verdade.

    Beijos
    My recent post O Filho de Netuno

  • http://twitter.com/pedro_hdss @pedro_hdss

    ai meu Deus, eu adorei a sinopse do livro! o/ eu já amo a série "Desventuras em Série", e agora imaginem um livro sobre romance escrito no estilo trágicomédia do Lemonny? hahahahah! ansiosíssimo por esse livro. :D

  • https://twitter.com/meg_nagila Nagila

    O título do livro é bem explicativo, hist´roias assim sempre me cativam, concerteza irei ler o livro!

  • http://www.skoob.com.br/usuario/516840 Leticia Freitas

    Quase comprei esses dias mas nao deu! Estou louca pra ler, falam tao bem. E agora sua resenha me fez querer mais! hahaha

  • Mariana Marques

    Achei o livro "Por Isso a Gente Acabou", uma gracinha!
    Me encantei pela história!
    Não vejo a hora de poder ler o livro e descobrir o motivo do término de Min e Ed.
    Beijoos ;**

  • http://saocoisasdesiguais.blogspot.com Lorrine Leite

    Parece ser uma história tão bonitinha! *-*
    Adorei a ideia do autor! E To com muita vontade de ler. Só vejo resenhas boas a respeito do livro.

  • http://twitter.com/MahClah @MahClah

    Adorei a resenha! Fiquei com vontade de ler o livro!

  • CaBarros

    quem nunca teve um amor assim neh ?? xP
    adorei a resenha
    muito bomm

    bjos

  • Ana Luiza de Almeida

    capa muito linda e a resenha ta otima
    quero esse livroooo

  • http://twitter.com/MODS6 @MODS6

    Bem não é o meu tipo de livro preferido, mais gostei da resenha. Acho que vale a pena ler, quando não tiver nada para fazer, num momento de auto reflexão.

  • http://twitter.com/dathais @dathais

    Confesso que, geralmente, quando mandam eu comentar uma resenha para participar de uma promoção eu automaticamente penso: que saco. Não porque nem goste das resenhas ou ache q comentar é bobeira. Mas porque, simplesmente, eu dificilmente me sinto tocada o suficiente pra ter vontade de falar e falar e falar sobre uma coisa após ter ido tão pouco dela.
    Esse livro foi diferente. Não sei se é a resenha muito bem feita (meus parabéns), o tema mais universal e identificável o possível, a linguagem do livro… Não sei o que, mas na hora que li essa resenha pensei imediatamente duas coisas: um, eu PRECISO desse livro. a Segunda é… que resenha deliciosa, se o livro for tão bom assim é perfeito.
    Espero ganhar a promoção, mas mesmo que não ganhe comprarei e lerei o livro.

  • http://twitter.com/Little_life_sz @Little_life_sz

    Gostei da resenha, o nome do livro me chamou mto a atenção e depois q parei para ler a sua resenha acabei querendo saber mais da historia, com certeza vou ler (:

    Beijos

  • Amanda Parker

    Amei a resenha e estou louca para ler esse livro, principalmente pelo fato de ser escrito em forma de carta e da Min colocar todas as coisas do ex dele e mandar pra ele para ''tirar aquelas coisas da vida dela, esquecer e esquecer do ex dela'' (pelo menos foi o que eu entendei por algumas resenhas que li) e isso é uma coisa que eu faria HAUSHAHSA e tambem por ter ilustrações dos objetos, ah e achei as ilustrações lindas *-*

  • http://www.estejali.com Ceile

    EU. ESTOU. APAIXONADA. POR. ESTE. LIVRO.
     
    Tá, eu nem li ainda, mas estou louca pra ler!!! Quem nunca teve um amor com data de validade, né? Com certeza, são as pequenas coisas que podem justificar o fim do namoro. Posso estar, enganada, mas acho que é disso que o livro trata ao fazer alusão com as ilustrações de "coisas simples da vida" hahahahaah..
    BTW, eu quero MUITO!
     
    Um beijo!

  • http://twitter.com/gabis_rodrigs @gabis_rodrigs

    Estou babando por esse livro, ainda mais por tratar de uma temática adolescente :)

  • Juliana Coelho

    Esse livro é lindo, eu ainda não tinha visto as ilustrações mas como eu já tinha ouvido falar tão bem eu tenho muiiita vontade de ler. Eu nunca li nada do Daniel Handler , mas ele parece ser um ótimo autor , o que só deixa o livro ainda melhor, e me deixa mais feliz e torcendo mais pra ganhar a promoção.

  • http://twitter.com/sopelsawn @sopelsawn

    A-m-e-i a capa, as ilustração, o trecho ali colocado, o título do livro! E lendo a resenha, fiquei muito curiosa para ler o livro todo! Lendo um pouco ali já até fiquei imaginando a história rsrs. Com certeza me identifiquei e quero muito ter esse livro *-*

  • IsabelAly

    Adorei a resenha. Gostei muito de como Daniel aborda o tema do fim da relação, contando a história na ordem fim-começo-fim e concordo que as ilustrações dão um ar divertido ao livro. Me emocionei muito com o livro

  • cinthia

    Li e adoro série Desventuras em série, agora fiquei com bastante vontade de ler esse livro. Parece que o Daniel não conta a história como deveria ser um conto de amor e felicidade, parece que conta as estórias ao contrário…. Não é um autor convencional, apesar de ler apenas desventuras em série. Gostei da sua resenha e agora tenha mais curiosidade em lê-lo.

  • Willian Peixoto

    Muito interessante, um livro envolvente que faz a gente pensar, vale a pena conferir.

  • Rafaela

    É um livro que foge totalmente as regras do romance.
    Já vejo a um tempo as pessoas comentando sobre esse livro, e só vejo coisa boa.
    To curiosa pra ler e ver a minha reação.
    Fora que o autor é demais.
    No incio do livro já temos a carta de termino, e a partir dai é so emoção então neh…

    Enfim…
    hauahuahauau
    My recent post Na Telona: O Espetacular Homem-Aranha

  • Bah Fabbroni

    É a primeira vez que ouço falar desse livro.
    Estou muito curiosa para ler, parece ser muito bom!

  • Pingback: Cabine Literaria 67 – Por Isso a Gente Acabou #Vlog « Burn Book

Share with your friends










Submit