Patty Jenkins responde críticas de James Cameron sobre “Mulher-Maravilha” 22
Cinema

Patty Jenkins responde críticas de James Cameron sobre “Mulher-Maravilha”

A polêmica da vez foi um comentário (a.k.a ataque) feito por James Cameron, criador da franquia Avatar e diretor de Aliens – O Resgate. Cameron criticou o trabalho da diretora Patty Jenkins, que por sua vez respondeu sem perder a postura. 

Jenkins respondeu aos comentários de Cameron, dizendo que o cineasta não está em posição de fazer aquelas críticas, porque ele não entende o que a personagem realmente é.

A incapacidade de James Cameron entender o que a Mulher-Maravilha é ou o que representa para mulheres de todo o mundo não é uma surpresa, já que, embora ele seja um ótimo cineasta, ele não é uma mulher. Mulheres fortes são ótimas. Os elogios dele para meu filme Monster: Desejo Assassino e nossa abordagem de uma mulher forte, mas problemática foi muito apreciado. Mas se mulheres precisam sempre ser duronas e problemáticas para serem fortes, e não estamos livres para sermos multidimensionais ou celebrarmos um ícone de mulheres de todo o mundo porque ela é atraente e adorável, então nós não evoluímos muito, né. Eu acredito que mulheres podem e deveriam ser TUDO o que os protagonistas masculinos podem ser. Não há um tipo de mulher poderosa certo ou errado. E o enorme público que fizeram do filme um sucesso certamente podem escolher e julgar seus próprios ícones de progresso.

Se você não acompanhou a polêmica, confira o comentário feito por James Cameron durante uma entrevista ao The Guardian:

Todos esses autoelogios que Hollywood está fazendo sobre Mulher-Maravilha tem sido tão equivocados. Ela é um ícone objetificado, e são só os homens de Hollywood fazendo as mesmas coisas! Eu não estou dizendo que eu não gostei do filme mas, para mim, é um retrocesso. Sarah Connor não era um ícone de beleza. Ela era forte, tinha problemas, era uma péssima mãe e conseguiu o respeito do público através de pura garra. E para mim, [a vantagem de personagens como Sarah] é tão óbvia. Quer dizer, metade do público é feminino!

Atualmente, James Cameron está trabalhando nas continuações de Avatar, sendo que o próximo chega em 18 de dezembro de 2020. Já Patty Jenkins retornará para dirigir Mulher-Maravilha 2, que chega em 13 de dezembro de 2019.

via Jovem Nerd

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Patty Jenkins responde críticas de James Cameron sobre “Mulher-Maravilha” 23







Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Cinema

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.