De acordo com informações divulgadas pelo The Wall Street Journal, Scarlett Johansson entrou em processo legal contra a Disney, na corte suprema de Los Angeles, Estados Unidos.
A atriz está processando o estúdio devido a medida de lançar Viúva Negra simultaneamente nos cinemas e na Disney+, o que acabou implicando em uma quebra de contrato entre a Marvel e Scarlett Johansson.
De acordo com Scarlett Johansson e seu advogado, os estúdios haviam assegurado uma lançamento exclusivo nos cinemas, e boa parte do salário da atriz, inclusive, viria das bilheterias, um acordo que garantia a estrela uma certa porcentagem dos lucros. Confira o que disse seu advogado:
“A Disney induziu intencionalmente a violação do contrato da Marvel, sem justificativa, para evitar que a Sra. Johansson recebesse todos os benefícios de sua barganha com a Marvel”.
A decisão de colocar Viúva Negra na Disney + deve custar a Scarlett Johansson mais de US$ 50 milhões de dólares, afirmou ao WSJ uma pessoa familiarizada com os detalhes do contrato da atriz.
[ATUALIZADO EM 30.07]
Depois que a Disney respondeu publicamente à notícia de que Scarlett Johansson estaria processando a empresa, o representante da atriz, Bryan Lourd, rebatou o comunicado (via Deadline).
Leia na íntegra:
“Quero abordar a declaração da Walt Disney Company emitida em resposta ao processo movido contra eles ontem por nossa cliente Scarlett Johansson. Eles acusaram descarada e falsamente a Sra. Johansson de ser insensível à pandemia global de COVID, em uma tentativa de fazê-la parecer alguém que sabemos que ela não é.
Scarlett foi parceira da Disney em nove filmes, que renderam bilhões à Disney e aos seus acionistas. A empresa incluiu seu salário em seu comunicado à imprensa na tentativa de demonstrar seu sucesso como artista e empresária, como se isso fosse algo de que ela devesse se envergonhar. Scarlett está extremamente orgulhosa do trabalho do qual ela e todos os atores, escritores, diretores, produtores e a equipe criativa da Marvel fizeram parte por mais de uma década.
Este processo foi movido como resultado da decisão da Disney de violar conscientemente o contrato de Scarlett. Eles moveram deliberadamente o fluxo de receita e os lucros para o lado Disney+ da empresa, deixando os parceiros artísticos e financeiros de fora de sua nova equação. Essa é a verdade, pura e simples.
O ataque direto da Disney à sua pessoa e tudo o mais que isso implica está abaixo da empresa com a qual muitos de nós, da comunidade criativa, trabalhamos com sucesso por décadas.”
via legadodamarvel