Yalitza Aparicio é 1ª latino-americana a ser indicada ao Oscar de melhor atriz em 14 anos 3
Cinema

Yalitza Aparicio é 1ª latino-americana a ser indicada ao Oscar de melhor atriz em 14 anos

A bem-vinda indicação da mexicana Yalitza Aparicio ao Oscar 2019 marca a primeira vez em 14 anos que uma mulher latino-americana concorre ao prêmio de melhor atriz. A última vez que isso aconteceu foi em 2005, quando a colombiana Catalina Sandino Moreno foi indicada por Maria Cheia de Graça.

Yalitza Aparicio, que concorre por Roma, tem outra coisa em comum com Catalina: as duas são as únicas mulheres a concorrerem na categoria por um trabalho de estreia em língua não inglesa.

No geral, esta é a quarta vez que uma mulher latino-americana é indicada ao Oscar de melhor atriz e a segunda vez que uma mexicana concorre na categoria. As outras indicadas latino-americanas foram Salma Hayek, porFrida (2002), e Fernanda Montenegro, por Central do Brasil (1998).

Dirigido por Alfonso CuarónRoma é um dos líderes de indicações ao Oscar 2019, com 10. O longa empata com O Tigre e o Dragão (2000) como o filme em língua não inglesa que mais recebeu indicações ao Oscar.

É, também, o décimo longa em língua não inglesa a ser indicado ao Oscar de melhor filme e o quinto a ser indicado também a filme estrangeiro. Até hoje, nenhuma produção ganhou os dois prêmios na mesma noite.

Roma também marca a primeira vez que um filme lançado pela Netflix disputa a mais importante categoria da premiação. A cerimônia do Oscar será em 24 de fevereiro.

via mulhernocinema

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Yalitza Aparicio é 1ª latino-americana a ser indicada ao Oscar de melhor atriz em 14 anos 4







Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Cinema

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.