Yalitza Aparicio é 1ª latino-americana a ser indicada ao Oscar de melhor atriz em 14 anos

A bem-vinda indicação da mexicana Yalitza Aparicio ao Oscar 2019 marca a primeira vez em 14 anos que uma mulher latino-americana concorre ao prêmio de melhor atriz. A última vez que isso aconteceu foi em 2005, quando a colombiana Catalina Sandino Moreno foi indicada por Maria Cheia de Graça.

Yalitza Aparicio, que concorre por Roma, tem outra coisa em comum com Catalina: as duas são as únicas mulheres a concorrerem na categoria por um trabalho de estreia em língua não inglesa.


No geral, esta é a quarta vez que uma mulher latino-americana é indicada ao Oscar de melhor atriz e a segunda vez que uma mexicana concorre na categoria. As outras indicadas latino-americanas foram Salma Hayek, porFrida (2002), e Fernanda Montenegro, por Central do Brasil (1998).

Dirigido por Alfonso CuarónRoma é um dos líderes de indicações ao Oscar 2019, com 10. O longa empata com O Tigre e o Dragão (2000) como o filme em língua não inglesa que mais recebeu indicações ao Oscar.

É, também, o décimo longa em língua não inglesa a ser indicado ao Oscar de melhor filme e o quinto a ser indicado também a filme estrangeiro. Até hoje, nenhuma produção ganhou os dois prêmios na mesma noite.

Roma também marca a primeira vez que um filme lançado pela Netflix disputa a mais importante categoria da premiação. A cerimônia do Oscar será em 24 de fevereiro.

via mulhernocinema

Leia Mais
Promocao: Encontre a sua Paixao