Ford vs Ferrari | Crítica

Durante a década de 1960, para ganhar mais prestígio que sua concorrente Ferrari, a Ford decidiu entrar no ramo das corridas automobilísticas. Para isso, o ex-piloto Carroll Shelby, interpretado por Matt Damon, é contratado para comandar o ambicioso projeto. Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente quando se trata do piloto e engenheiro Ken Miles, interpretado por Christian Bale, que desvirtua da imagem da empresa.

Ford vs Ferrari é o típico filme que tem um encanto sobre a academia e a temporada de premiações, seja por sua estrutura dramática ou por apresentar mais uma história movida por sonhos ou superações, entregando tudo que um espectador espera de filmes de corrida — agradando até mesmo quem não é entusiasta do gênero.




Mas nem só de boas cenas de ação que um filme se alimenta. Embora agrade como um filme de corrida, a trama do filme acaba se desvalorizando por tentar colocar o foco demasiadamente na construção de carros ao invés de focar na história central de seus personagens, que têm muito à oferecer.

Resultado de imagem para ford vs ferrari gif

Mesmo com os diversos clichês do gênero, os personagens tentam por muitas vezes serem a alma do filme, e são de fato o fator instigante ao espectador continuar assistindo, e que cria uma afinidade direta do público com o que está sendo demonstrado em tela. Os personagens ainda são uma extensão estereotipada dessa construção destes acontecimentos, mas o elenco tenta superar os limites impostos em seus personagens.

Qualquer insistência que não tenha os personagens como objetivo, acaba por enfraquecer a alma do filme. Os clichês desta vez não acabam sendo o principal problema, mas sim o desgaste em momentos estruturais para o que se torna o grande objetivo central, a corrida de Le Mans — uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo — mas que sequer funciona como um desfecho para a história.

O filme se enfraquece à partir do momento que foca demais ao volante e não no que está por trás, na história que aqueles personagens querem contar. Embora seja um filme do gênero automobilístico, a grande atração desta vez não são os carros, e sim os bastidores e as pessoas envolvidas nesse acontecimento real.

Imagem relacionada

Entretanto, a história ainda consegue ser envolvente, engraçada e, até mesmo, divertida. A trama consegue fluir entre seus diversos momentos, alguns com mais fluidez, outros com mais incongruência, mas ainda sim é cativante e apresenta uma adrenalina admirável.

Ford vs Ferrari é um bom filme em que talvez os defeitos sejam mais fáceis de se discorrer do que seus pontos positivos, mas de forma alguma se torna uma frustração. É apenas um daqueles filmes que possuem elementos demais, e que perdem suas diretrizes. Mas ainda assim, é um grande e emocionante filme de corrida.

Personagens
Roteiro
Trilha Sonora
Efeitos Especiais
Nota dos Leitores:0 Votes
3

Leia Mais
Andrew Lincoln vai deixar o elenco de The Walking Dead!