A Grande Muralha | Crítica 5
Críticas de Filmes

A Grande Muralha | Crítica

O filme que antes de sua estreia já fez muitos brigarem na internet.

A Grande Muralha é o mais novo filme de Matt Damon sobre um mercenário europeu que viaja para o oriente em busca de uma arma poderosa e acaba se vendo numa guerra travada há séculos na Grande Muralha da China.

Acho que você consegue entender porque muitos se incomodaram com isso. Gostando ou não estamos vivendo numa época em que o discurso de apropriação cultural está ganhando forças, ainda mais com alguns fartos de ver o “salvador branco” numa outra cultura.

Eu entrei no filme sem saber muito o que esperar e acabei aproveitando. O primeiro ato é muito bom, com as criaturas atacando a muralha e todo o exército chines mostrando sua força. Acho que não dá para falar mal da estética do longa. O figurino e toda a parte visual é muito bem feita. Alguns podem dizer que é muito espalhafatosa, como algumas cenas de ação, mas um filme cheio de excessos desses precisava de algo assim. Se você quer fazer algo espalhafatoso então não pode ter medo de abraçar o exagero e nisso A Grande Muralha acertou.

A Grande Muralha | Crítica 6

Uma pena que não tivemos muitos outros acertos. O longa só é interessante quando temos uma cena de ação, já a história ou os personagens, digamos que eles não são interessantes. O diretor Zhang Yimou acertou muito no termo de ação e nos deu um longa divertido, mas que não consegue nos fazer se envolver com nada mais. Talvez o maior exemplo que posso dar é quando estamos jogando um jogo qualquer e apenas damos de ombro quando nosso personagem morre ou sua história aparece, queremos apenas jogar. O filme é basicamente isso.

Não que você não possa se divertir. Esse é o tipo filme blockbuster que não tem medo de ser blockbuster e dá para se deixar relaxar por umas duas horas. Se você vai dar uma chance para esse filme ou vai querer ignora-lo pelo herói branco, mesmo que a produção seja mais chinesa do que americana, depende de você. 

A Grande Muralha | Crítica 7

Veja o trailer:

[[youtube https://www.youtube.com/watch?v=N7v-7-yCuNw]]

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


A Grande Muralha | Crítica 8


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Críticas de Filmes

1 Comment

  1. Gostei do trailer e pretendo ir assistir ao filme que aqui na minha cidade, passa amanhã, terça de carnaval. Já assisti a outros filmes em que o homem ocidental luta por causas orientais. Dentre os mais famosos, está o filme Ultimo Samurai, com Tom Cruise. Então, não ligo muito para isso, seja americano ou não. Se tiver um bom enredo e o ator for bom, vale a pena assistir. Quanto a exageros, todos os filmes chineses tem essa tendência e para quem curte filmes assim, é sempre bom ver a ação.
    Maristela G Rezende

Leave a reply