O Que Te Faz Mais Forte é baseado no livro homônimo de Jeff Bauman e Bret Witter. Diferente de O Dia do Atentado, o longa não preocupa-se com o ato de terrorismo em si, mas nos efeitos causados a vida de um homem depois do dia 15 de abril de 2013.

Jeff Bauman (Jake Gyllenhaal) é um torcedor assíduo do Boston Red Sox e, sempre que possível, está no bar com a família e amigos para acompanhar o time. Em um dia de jogo, ele reencontra a ex-namorada Erin Hurley (Tatiana Maslany), que tenta angariar fundos para correr na Maratona de Boston. Bauman resolve ajudar a ex e promete estar na linha de chegada para esperá-la.

No dia 15 de abril, duas explosões acontecem na maratona. Jeff é atingido por uma delas e perde suas duas pernas. Assim ele começa sua batalha de vida e sua trajetória como símbolo nacional.

É incrível como os estadunidenses encontram-se de lados opostos num minuto e, de repente, usam termos como “nós contra eles”. É como se os atos de terrorismo os transformasse nos mocinhos automaticamente. No entanto, logo em seguida, eles celebram mortes como se fossem espetáculos. Esse patriotismo desenfreado é tratado sem pudor pelo diretor David Gordon Green.

A necessidade do herói americano não é de hoje e está longe de acabar. O roteiro de John Pollono e a direção de Green tendem a inovar ao mostrar a realidade por trás dessa figura. As aparências, os traumas, a mídia e o homem por trás do herói são expostos numa verdade nua e crua. Ao pedir para que alguém seja a imagem daquele movimento elas esquecem o quanto estão fazendo uma vítima reviver o pior dia de sua vida. 

Sobre as atuações, a riqueza do longa é Jake Gyllenhaal. Cheio de trejeitos, intenso e seguro, ele passa a confusão psicológica que seu personagem sofre ao tentar ser o herói que todos clamam. Sua parceira de cena, Tatiana Maslany acompanha seu ritmo de forma perspicaz e constrói uma relação muito sincera entre os dois. O resto do elenco, infelizmente, parece perdido e deslocado e afeta o espaço dos dois atores mencionados.

Os efeitos especiais cumpriram seu papel de forma brilhante, principalmente na hora de mostrar ou ocultar as pernas de Bauman. O humor negro também é outro elemento de destaque no filme, principalmente quando as piadas são feitas pelo próprio Jeff, que tenta achar na comédia um conforto para si e para os outros em volta. 

O Que Te Faz Mais Forte é uma obra contraditória, o que é decepcionante. Primeiramente vemos como Jeff Bauman sofre ao ser identificado como símbolo do Boston Strong,  mas por fim ele encontra a paz quando aceita tal título. Ser fora dos padrões poderia ter sido sua maior força, mas David Gordon Green preferiu ser apenas mais um filme do herói americano.

Distribuidora: Paris Filmes

Data de estreia: 08/02/2018


» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «

Personagens70
Enredo65
Trilha Sonora65
Efeitos Especiais90
Nota dos Leitores:0 Votes0
73

Deixe sua opinião aqui :)

Sem mais artigos