A jovem cientista de 29 anos por trás do algoritmo que capturou o buraco negro 18
EntretenimentoTop

A jovem cientista de 29 anos por trás do algoritmo que capturou o buraco negro

Esta quarta-feira, 10 de abril, ficará marcado como uma data histórica para a ciência após um grupo de cientistas divulgar a primeira imagem já capturada de um buraco negro. Mas o que pouca gente pode ter conhecimento, até agora, é que uma jovem cientista de 29 anos é uma das principais responsáveis por construir o algoritmo que foi capaz de capturar a icônica imagem.

A jovem cientista de 29 anos por trás do algoritmo que capturou o buraco negro 19

“Observando, incrédula, a primeira imagem que eu já fiz de um buraco negro que estava em processo de reconstrução”, escreveu a cientista Katie Bouman em um post compartilhado no seu perfil do Facebook após a foto do objeto ter se tornado pública.

Só para deixar claro, caso alguém não tenha entendido: a foto compartilhada por Bouman marca a primeira imagem que ninguém, nunca antes na História da Ciência, havia conseguido produzir.

A jovem cientista de 29 anos por trás do algoritmo que capturou o buraco negro 20

Dito isso, vamos ao que interessa: Katherine Bouman guardou um segredo por muito tempo.

Ela havia desenvolvido um algoritmo capaz de captar a imagem e não contou a ninguém, apenas aos seus colegas cientistas da equipe do Event Horizon Telescope.

Bouman é pesquisadora de pós-doutorado no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, e estava trabalhando no tal algoritmo há quase 6 anos, desde que ela era uma estudante de pós-graduação no MIT (Massachusetts Institute of Technology), de acordo com o jornal Washington Post.

Com apoio de outros cientistas da computação, o grupo usou o algoritmo para processar dados coletados pelos telescópios que estavam espalhados pelo mundo em um esforço coletivo de astrônomos, engenheiros e matemáticos.

De acordo com os pesquisadores, o buraco negro estudado tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro. Ou seja, ele é cerca de 3 milhões de vezes maior que o planeta Terra. Não à toa foi apelidado pelos cientistas como um “monstro”.

No Twitter, o MIT publicou uma foto de Katie com os drives que agregaram todos os dados usados pelos cientistas.

Ao lado dela, uma imagem em preto e branco mostra a cientista Margaret Hamilton, quem ajudou a escrever o código do algoritmo que foi capaz de levar o homem até a lua.

A jovem cientista de 29 anos por trás do algoritmo que capturou o buraco negro 21

Alguma dúvida de que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na ciência?

via huffpostbrasil

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


A jovem cientista de 29 anos por trás do algoritmo que capturou o buraco negro 22


O que você achou desse Post?

LOL
0
GOSTEI
0
AMEI
0
CONFUSO
0
Engraçado
0
Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Entretenimento

Leave a reply