Saga Os Instrumentos Mortais é acusada de plágio! #DeuRuim 3
Entretenimento

Saga Os Instrumentos Mortais é acusada de plágio! #DeuRuim

Se é inveja eu não sei, mas tenho que concordar que as coisas não estão nada fáceis para Cassandra Clare.

Cassandra é conhecida mundialmente pela sua saga literária “Os Instrumentos Mortais” (e está nadando em dinheiro), mas tem gente que não está muito feliz com esse sucesso. Não é a primeira vez que a autora é acusada de plágio, e pelo visto, a autora Sherrilyn Kenyon quer acabar com a farra da “caçadora-das-sombras-suprema”.

tumblr_m9uzvdqOr41r69okeo1_r1_500

Sherrilyn abriu um processo alegando que a saga literária “Os Instrumentos Mortais” e a série de TV “Shadowhunters” foram copiadas (NA CARUDA) de sua história dos “Dark-Hunters”. 

tumblr_m8w0utpEa31qbrr4do1_500

O primeiro livro da saga Dark-Hunter foi publicado em 1998, enquanto o Cidades dos Ossos foi publicado em 2007. O processo foi oficializado no dia 5 de fevereiro, e alega violação de copyright, trademark, danos morais, materiais e afins. 

O processo diz:

“É sobre uma elite de guerreiros que devem proteger o mundo humano de ameaças paranormais que não podem ser vistas e que procuram destruir humanos conforme eles vivem sua vida diariamenteAmbos ganham um manual sobre como conduzir a sua missão e como agir enquanto estiverem lidando com entidades e espécies no seu mundo de ficção

As similaridades entre as séries são bem grandes, e aparentemente, em 2006, a série de Clare teria o nome de Dark-Hunter, porém Kenyon pediu para que a autora alterasse isso, o que ela fez, substituindo para “sombras”.

cbedd826c254ee86846e94e46e3e05258a49c3c5_hq

Cassandra Clare resolveu se manifestar sobre as acusações, e se diz “surpresa e desapontada” com a acusação de plágio. Em sua resposta pública, seu advogado John Cahill disse:

Cassie está tanto surpresa como desapontada com a Sra. Kenyon, que trouxe a tona um processo uma década após a estreia de seus livros…”

Ou seja, plágio ou não, não tem essa de “mas ela só falou disso 10 anos depois” ou “ela era minha amiga”, e conhecendo os processos de plágio contra Cassandra, não duvido muito que o advogado da autora tente chegar a um acordo com a Sra. Kenyon.

Status da Cassandra Clare: Você acaba de receber o processinho!

that-moment-when-bills-punch-you-in-the-face-and-rob-your-money_1254

via sobresagas

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Saga Os Instrumentos Mortais é acusada de plágio! #DeuRuim 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Entretenimento

Leave a reply