Se é inveja eu não sei, mas tenho que concordar que as coisas não estão nada fáceis para Cassandra Clare.
Cassandra é conhecida mundialmente pela sua saga literária “Os Instrumentos Mortais” (e está nadando em dinheiro), mas tem gente que não está muito feliz com esse sucesso. Não é a primeira vez que a autora é acusada de plágio, e pelo visto, a autora Sherrilyn Kenyon quer acabar com a farra da “caçadora-das-sombras-suprema”.
Sherrilyn abriu um processo alegando que a saga literária “Os Instrumentos Mortais” e a série de TV “Shadowhunters” foram copiadas (NA CARUDA) de sua história dos “Dark-Hunters”.
O primeiro livro da saga Dark-Hunter foi publicado em 1998, enquanto o Cidades dos Ossos foi publicado em 2007. O processo foi oficializado no dia 5 de fevereiro, e alega violação de copyright, trademark, danos morais, materiais e afins.
O processo diz:
“É sobre uma elite de guerreiros que devem proteger o mundo humano de ameaças paranormais que não podem ser vistas e que procuram destruir humanos conforme eles vivem sua vida diariamente. Ambos ganham um manual sobre como conduzir a sua missão e como agir enquanto estiverem lidando com entidades e espécies no seu mundo de ficção”
As similaridades entre as séries são bem grandes, e aparentemente, em 2006, a série de Clare teria o nome de Dark-Hunter, porém Kenyon pediu para que a autora alterasse isso, o que ela fez, substituindo para “sombras”.
Cassandra Clare resolveu se manifestar sobre as acusações, e se diz “surpresa e desapontada” com a acusação de plágio. Em sua resposta pública, seu advogado John Cahill disse:
“Cassie está tanto surpresa como desapontada com a Sra. Kenyon, que trouxe a tona um processo uma década após a estreia de seus livros…”
Ou seja, plágio ou não, não tem essa de “mas ela só falou disso 10 anos depois” ou “ela era minha amiga”, e conhecendo os processos de plágio contra Cassandra, não duvido muito que o advogado da autora tente chegar a um acordo com a Sra. Kenyon.
Status da Cassandra Clare: Você acaba de receber o processinho!
via sobresagas