Nunca mais perca a sua história! 6
Geração Wattpad

Nunca mais perca a sua história!

Nunca mais perca a sua história! 7

Saudações, galera da plataforma laranja mais querida da Via Láctea!

Eu tenho visto uma situação se repetir, ultimamente, e é algo que merece um cuidado extremamente especial, para não sofrermos depois: a perda de arquivos.

Pelo menos três pessoas conhecidas minhas perderam seus arquivos (incluindo seus livros!!!) nas últimas semanas, após panes em suas máquinas (computadores, notebooks, celulares…).Para quem costuma fazer backup, a solução parece óbvia, mas acreditem, a grande maioria das pessoas não se dá conta disso. Então, eis algumas dicas essenciais para evitar transtornos e desesperos, para você aplicar hoje, agora, já, imediatamente! Não confie em máquinas. Se nem o ser humano é confiável, imagine uma máquinas, criada pelo… ser humano! Não, não rola, né? Então, vamos lá:

Salvar o arquivo na “nuvem” é uma ótima ideia. Só cuide para não perder ou esquecer a senha do site onde você carrega seus arquivos. Eu utilizo tanto o Dropbox (https://www.dropbox.com/) quanto o Google Drive (https://drive.google.com/drive/). Ambos podem ser acessados diretamente pela sua conta Google, de forma rápida e direta, sem complicações.

Outro modo, mais arcaico, de manter seus bebês literários a salvo, é enviar os arquivos por e-mail, para você mesmo ou algum amigo, por exemplo. Uma terceira opção é o bom e velho HD externo. Ninguém garante que não vá dar pau no HD externo também, mas a chance de tanto o HD de sua máquina quanto o externo darem problema ao mesmo tempo é pequena. Mesmo um pendrive serve.

Resumindo: quanto mais cópias salvas, menos chance de chorar o leite derramado, pois após derramá-lo… só nos resta lambê-lo! Então, galera, lição de casa de hoje: salvem seus arquivos e sintam o alívio causado pela certeza de que suas histórias não irão para o limbo por uma pane no HD!

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Nunca mais perca a sua história! 8


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Geração Wattpad

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.