Youtubers falando sobre o Wattpad

Não é novidade que a literatura contemporânea tem forte ligação com as mídias visuais modernas. O próprio Wattpad é reflexo das possibilidades trazidas pela sociedade em rede. Quem, há 20 anos, poderia imaginar que estaríamos comentando capítulos de livros publicados para leitura em tempo real?


Paralelamente, temos os Youtubers, criadores de conteúdo próprio, outra situação inimaginável para quem, há 30 anos, assistia televisão ou lia jornais, e considerava a produção de informação massiva um privilégio inalcançável, de poucos ilustres. Pois é. As coisas mudaram, meu bem! E que ótimo que mudaram.

Temos youtubers falando sobre literatura e, claro, alguns falam sobre a Geração Wattpad. Neste post, falarei brevemente de seis pessoas que tratam do assunto, mesmo que eventualmente. Vamos lá?

Canal Tesouros da Anny

Este é o canal da Aninha Vasconcelos, mais focado em resenhas, de livros diversos, muitos saídos do Wattpad. Como exemplo, deixo o vídeo sobre o livro Lágrimas de Outono, da escritora Amanda Bonatti, obra que começou no Wattpad e ganhou versão física pela editora Arwen.

Canal da Julia Braga

A Julia Braga é uma youtuber que dedica bastante tempo aos livros da plataforma laranja mais querida do planeta. O canal está bem movimentado de um mês para cá, com vários novos videos, e deixo, abaixo, um que trata de um dos problemas mais comuns aos escritores, o malfadado “bloqueio literário”!

 

Canal da Márcia mcl

A Márcia produz vídeos há um bom tempo e tem uma quantidade considerável de material sobre questões diversas, relacionadas ao mundo literário, com divulgação, dicas e projetos bem interessantes. Deste canal que já conta com quase 5 mil inscritos, deixo aqui um vídeo bem curioso com o tema: “sua família sabe que você escreve?”.

https://www.youtube.com/watch?v=-2_VV8Wm1tk

 

Canal da Robertta Gurriti

Robertta, segundo ela mesma: “Quando eu tinha uns 10 anos por aí, eu postava vídeos com uma amiga minha, era muito legal. Eu amo os vídeos que faço, sabe? Amo editar vídeos, e amo ver que as pessoas me assistem e gostam! O canal é muito importante pra mim. E quando o Wattpad entrou na minha vida, eu vi que deveria falar sobre ele no canal, ajudar as pessoas, passar as dicas que aprendi e tudo mais. Eu amo muito esse mundinho que criei.” A Robertta já tem uma quantidade considerável de vídeos publicados. Destaco este abaixo, com dicas para a geração Wattpad:

 

Canal da Thati Machado

Uma das escritoras e youtubers mais conhecidas da galera do Wattpad, a Thati Machado tem um canal que trata de diversos temas, inclusive tocando em assuntos polêmicos, com sensibilidade e qualidade. É um canal já tradicional, caminhando para os 7 mil inscritos, onde se pode encontrar muitas, mas muitas dicas mesmo para quem quer se profissionalizar no ramo da escrita. A título de sugestão, deixo um vídeo sobre o racismo na literatura:

 

Canal Ficçomos, da Wlange Keindé

Outro canal incrível é o Ficçomos, fortemente focado em dicas literárias, com dezenas de vídeos muito úteis para escritores amadores e profissionais. É um canal completo, bastante específico e que conta, hoje, com quase 24 mil inscritos, um número impressionante para um canal literário de uma pessoa só, e que dá o tom da qualidade do material. Abaixo, um vídeo bem recente sobre estrutura para escrita de contos:

Canal Regalias, do André Regal

Você procura por “dicas de escrita, discussões literárias, frutas, verduras e legumes”? Pois bem, então veio ao lugar certo. Um canal novo, iniciando agora, focado em dicas literárias para escritores iniciantes, muito útil à galera do Wattpad e demais aplicativos do gênero, do André Regal, escritor de Fantasia, com livros publicados no Wattpad e em versão física. Deixo aqui o primeiro dos dois vídeos, e creio que vale a pena acompanhar o trabalho, bastante didático, informativo e divertido.

Outro vídeo essencial é este do excelente canal Cabine Literária, com participação especial de Felipe Sali, falando sobre como ficar rico no Wattpad!

Isso aí, galera! Acompanhem os vídeos, comentem e sugiram outros canais interessantes para divulgarmos aqui! 😀

Longos dias e belas noites!

Leia Mais
News: Novo livro de Neil Gaiman na Intrinseca