A onda nostálgica dos jogos antigos

A nostalgia está em alta no mundo dos videogames antigos que fizeram sucesso quando foram criados. Por isso eles estão voltando ao mercado em versões mais modernas, mas com os mesmos jogos que deixaram aquela lembrança boa na sua infância. Mesmo que os games tenham evoluído muito nos últimos tempos, ainda existem pessoas que sentem muita saudade por exemplo, do Tamagotchi, do PlayStation1, do Tetris e do Nintendo Nes.

O tamagotchi foi lançado em 1996 e fez tanto sucesso que várias empresas (como a Nintendo|) fizeram jogos parecidos para competir com o conceito de um bichinho virtual que seria criado na palma da mão. Você pode até não o conhecer por este nome, mas certamente deve ter brincado e cuidado do amiguinho virtual como se ele fosse real, oferecendo ao seu “bichinho de estimação” carinho, comida, banho e todo tipo de cuidado, tudo o que ele precisava para não morrer. Lembra agora? Aposto que sim! O sucesso do tamagotchi foi tanto que a Bandai recebeu um curioso prêmio pela criação da palavra da moda no Japão em dezembro de 1997, quando os jovens adicionavam a terminação “tch” ao nome dos amigos. Os tamagotchis foram relançados em 2017 em diversas versões, inclusive para celulares – multicoloridos e com mais tecnologia, bem diferentes dos primeiros em preto e branco.

Todos os aficionados por jogos sabem que jogar é muito bom e faz bem, especialmente aqueles games de quebra-cabeças que auxiliam no exercício e desenvolvimento do raciocínio. Os resultados de um estudo recente indicam que determinado jogo até pode ter capacidades terapêuticas em algumas situações, este é o caso do “Jogo do tijolo” – o antigo Tetris, criado no ano de 1984 em Moscou.  Conforme pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o Tetris pode ajudar a diminuir de forma significante o estresse pós-traumático e também proporciona uma redução dos temidos “flashbacks”, memórias que fazem lembrar de uma experiência ruim e dolorosa. O Tetris que já tem mais de 30 anos, não ficou para trás e em conjunto com a plataforma Android atualmente vem oferecendo uma ampla variedade de opções para todos os gostos em aplicativos para celular.

Em 2016 a Nintendo também relançou um jogo queridinho das antigas, o Nintendo Nes, apelidado carinhosamente de “Nitendinho”. Entre os 30 jogos que foram instalados de fábrica no modelo, estão Super Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong. Quem não curte? Impossível não gostar desde sempre destes jogos viciantes!

A Sony seguiu o exemplo da Nintendo e também entrou na onda da nostalgia lançando uma versão em miniatura do seu Play Station 1, lançado originalmente em 1994, chamado simplesmente Play Station Classic. O Play Station 1 voltou no final de 2018 com uma reedição caprichada. Na listagem de títulos que foram carregados estão o Tekken 3 e Final Fantasy VII.

Viram como é fácil matar as saudades? Cada videogame tem a sua própria história em conjunto com as nossas lembranças.

Leia Mais
Confira a capa de “Céu sem estrelas”, novo livro da autora Iris Figueiredo