Brasil recebe projeto que ensina braille à crianças deficientes visuais usando Lego

Através de uma parceria entre a Fundação Dorina Nowill para Cegos, que há 70 anos trabalha pela inclusão das pessoas com deficiência visual, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Lego Foundation anunciou um novo projeto com a criação de peças de Lego customizadas para o braille, com o objetivo de ensinar o braille à crianças deficientes visuais.

Tudo começou em 2016, quando a Fundação Dorina Nowill lançou o Braille Bricks. Um ano depois, a fundação levou a ideia para votação no site Lego Ideas, mas o projeto não conseguiu os 10 mil votos necessários para viabilizar a produção das peças em escala global. Entretanto, agora o plano deu certo e o Grupo Lego e a Lego Foundation anunciaram o lançamento mundial do Lego Braille Bricks, durante a conferência de marcas sustentáveis em Paris, na França.


Os “Braille Bricks” são blocos de lego desenhados para que os pontos em relevo representem uma letra ou número do alfabeto braille. De acordo com a Presidente do Comitê Braille Bricks da Fundação Dorina Nowill para Cegos – Ika Fleury, o objetivo do projeto é aumentar radicalmente o número de crianças com deficiência visual alfabetizadas. Já a Lego afirmou que, com o aumento do uso da tecnologia a difusão do braille tem caído entre as novas gerações de pessoas com deficiência visual. O intuito da Lego Braille Bricks, então, é justamente incentivar o ensino do braille.

A partir do ano que vem, o projeto pretende envolver 763 mil estudantes no Brasil, sendo 11,6 mil os que têm deficiência visual. Criado há 190 anos por Louis Braille, um francês que perdeu a visão aos três anos de idade, o Lego Braille Bricks é composto por cerca de 250 peças que cobrem o alfabeto completo, números de zero a nove, símbolos matemáticos selecionados e jogos interativos.As versões do brinquedo em alemão, espanhol e francês serão introduzidas no terceiro trimestre deste ano.

via hypeness

Leia Mais
“Gilmore Girls” ganha pôsteres especiais para cada estação do ano!