CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 10
Mundo GeekNotícias

CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman!

CCXP19 fará parte das comemorações oficiais de 80 anos do Batman e a celebração começará pelas credenciais do evento, que vão homenagear diferentes fases do Homem-Morcego. 

Veja abaixo as sete ilustrações criadas por Rodrigo Bastos Didier, uma para cada tipo de credencial:

1939/40 – EPIC EXPERIENCE

CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 11

Clássico: Batman surge em 1939, na Detective Comics #27, inspirado nas séries pulp e no sucesso estrondoso do Superman. A criação de Bob Kane e Bill Finger ganhou um companheiro de aventuras no ano seguinte, quando Robin foi apresentado em Detective Comics #38. A imagem retrata o personagem em uma de suas primeiras jornadas no combate ao crime, em histórias detetivescas e sombrias como a personalidade do Homem-Morcego daquela época.

1966 – FULL EXPERIENCE

CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 12

A chamada “Era de Ouro” dos quadrinhos nos EUA terminou com uma verdadeira caça às bruxas: o livro a A Sedução do Inocente, do psiquiatra alemão Fredric Wertham, publicado em 1954, acusava as HQs de levar à delinquência juvenil e mesmo a Dupla Dinâmica foi alvo de acusações. O resultado foi uma grande mudança no mundo dos quadrinhos e um retorno a histórias mais leves, marca da Era de Prata das HQs. Foi nesse contexto que surgiu, com muitas cores, onomatopeias e humor camp, o Batman da TV. A arte da credencial mostra Adam West como o Homem-Morcego e o famoso telefone vermelho da série.

1970 – 4 DIAS

CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 13

No início da década de 1970, Neal Adams e o roteirista Dennis O’Neil, sob o comando do editor Julius Schwartz, assumiram a revista do Batman, que voltou a ter histórias mais urbanas, dramáticas e realistas, ganhando inclusive novos personagens, como Ra’s Al Ghul. Era o retorno do Batman detetive, que no desenho de Adams ficou mais atlético e dinâmico, servindo de referência visual para o personagem ao longo de muitas décadas.

1986 – QUINTA

CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 14

O Cavaleiro das Trevas é um marco da cultura pop. Lançado nos EUA em 1986, conseguiu ao mesmo tempo renovar o Homem-Morcego, então um personagem com quase 50 anos de existência, atrair um novo público leitor para os quadrinhos e contribuir para que as HQs fossem vistas como leitura também para adultos e como forma de arte. A obra máxima de Frank Miller é até hoje uma das maiores influências dentro e fora dos quadrinhos.

1992 – SEXTA

CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 15

Batman: A Série Animada chegou às TVs em 1992 e rapidamente se tornou uma das mais fiéis representações do personagem fora das HQs. Produzida por Bruce Timm, Alan Burnett e Eric Radomski, com roteiros de Paul Dini, a animação estabelece o Homem-Morcego em uma Gotham City art déco, com histórias complexas e visual sofisticado, inspirado pela animação do Superman da década de 1940. A animação se tornou um dos marcos das representações do Batman e foi responsável pela criação da Arlequina, uma das personagens mais lembradas pelos fãs da DC.

2008 – SÁBADO

CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 16

O Cavaleiro das Trevas, segundo capítulo da trilogia de Christopher Nolan, é considerado um dos melhores filmes do gênero de super-heróis, sendo lembrado por sua representação sombria e realista do Homem-Morcego e pela relação do herói com o Coringa, seu principal vilão.

2002 – DOMINGO

CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 17

Desde a saga Silêncio, de 2002, o desenho de Jim Lee para o Homem-Morcego representa a interpretação moderna do personagem, encontrada tanto nos quadrinhos quanto em uma infinidade de produtos.

via Omelete

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


CCXP19 revela credenciais em homenagem aos 80 anos do Batman! 18


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Mundo Geek

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.