Que tal uma caneca de Cerveja Amanteigada? 19

Que tal uma caneca de Cerveja Amanteigada?

Que jogue a primeira pedra filosofal aquele que leu a saga Harry Potter e não ficou morrendo de vontade de experimentar a famosa Cerveja Amanteigada.

Os cervejeiros de plantão imaginaram um baita Chope Gelado. As crianças preferiram pensar em como aquela bebida poderia aquecê-los nas noites de inverno. Afinal, foi isso mesmo que lemos no livro “O Prisioneiro de Azkaban”: “Harry bebeu com gosto. Parecia aquecer cada pedacinho dele, de dentro para fora”.

Bom, amigo leitor, a verdade por trás da Cerveja Amanteigada é que ela não tem álcool. É… Quer dizer… A discussão é um pouco mais longa. Existe uma controvérsia por trás desta bebida eternizada por J. K. Rowling. Alguns acreditam que a escritora, de fato, imaginou uma bebida com álcool. 



A polêmica foi trazida à tona em 2010 por uma colunista do jornal The New York Times. O artigo, intitulado “Harry Potter a dose de coragem líquida”, levanta o debate sobre o excesso de álcool nos filmes Harry Potter. Há uma passagem, por exemplo, em “O Enigma do Príncipe”, em que Hermione toma umas doses a mais da bebida e fica bastante corajosa para abraçar Rony. Vocês se lembram?

A escritora se adiantou e veio a público. Disse que quando escreveu pensou numa bebida de caramelo, mas nunca respondeu se, afinal, vai álcool ou não?

É claro que as bebidas vendidas no parque Universal Studios, em Orlando, e nos estúdios onde foram gravadas as cenas do filme, em Londres, vendem a bebida sem álcool, né? Afinal, estamos falando de atrações para crianças e adolescentes, certo?

Bom, o que importa é que a Cerveja Amanteigada é uma bebida deliciosa, cheia de manteiga e muito, muito doce. Pode ser tomada quente ou fria. Quer experimentar?

Você vai precisar de:

– 1 xícara de açúcar mascavo

– 2 colheres sopa de água

– 3 colheres sopa de manteiga sem sal

– 1 lata de creme de leite

– 1 colher sopa de essência de rum

– 1 colher chá de vinagre branco

– 1 pitadinha de sal

– 1 copo de água com gás

Modo de preparo: 

Em uma panela pequena, leve ao fogo baixo o açúcar mascavo e a água. Mexa até que o açúcar derreta e fique parecendo um caramelo cremoso.

Em seguida, acrescente a manteiga, ½ lata de creme de leite, o vinagre e o sal. Mexa até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Aqui você precisa escolher: quer a bebida quente ou fria? Se optar pela bebida quente, reserve o creme ainda quente. Se optar pela fria, leve a mistura até o freezer.

Na batedeira, bata o resto do creme de leite com duas colheres sopa desta mistura de açúcar mascavo. Não precisa bater muito, é só para que os ingredientes sejam agrupados.

Se você optou pela bebida quente. Despeje a mistura de açúcar ainda quente numa caneca, seguida pelo creme que você acabou de bater. Preencha a caneca com água com gás sem gelo e sirva-se.

Se você optou pela bebida fria. Depois que a mistura de açúcar mascavo estiver bem gelada, despeje-a numa caneca (Uma boa dica é molhar a caneca e deixá-la no freezer para que o copo fique geladinho também). Em seguida, acrescente o creme, seguido pela água com gás bem gelada.

10949984_10206002362360954_400645282_n

***

Lá no blog eu fiz uma receita diferente. Nela vai sorvete de creme e refrigerante. Se te interessar, clica aqui.

Mas, e aí, o que acha desta polêmica toda por trás da receita?

Espero que goste! Até a próxima sexta-feira!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Que tal uma caneca de Cerveja Amanteigada? 29
Steven R. McQueen está deixando Vampire Diaries para ser Asa Noturna?