Avon abandonará de vez as vendas de livros 4
NotíciasLivros

Avon abandonará de vez as vendas de livros

As vendas de livros por catálogos da Avon já foram muito relevantes no Brasil. Best-sellers se tornaram best-sellers no Brasil graças a esse canal, que mostrou a sua potência no fim da primeira década dos anos 2000.

Entre 2009 e 2010, por exemplo, o segmento porta-a-porta ganhou importância, impulsionado pela Avon, conforme o próprio PN destacou em matéria de 17 de agosto de 2011:

“Quem merece mesmo destaque é o segmento de venda porta a porta, que tinha 16,6% do mercado em 2009 e saltou para 21,6% em 2010”. Os dados apareciam na pesquisa Produção e Vendas no Setor Editorial Brasileiro – ano base 2010.

Nos últimos anos, a importância da Avon na comercialização de livros veio ladeira abaixo e junto com ela os números do porta a porta e dos catálogos. De acordo com a última edição da Produção e Vendas, o canal foi responsável por 4,3% do faturamento do setor editorial brasileiro em 2019. Com essa queda, o segmento deixou de ser o terceiro canal de distribuição de livros no Brasil e abriu espaço para as livrarias exclusivamente virtuais, que saltaram de 3,4%, em 2018, para 12,7%, em 2019.

A saída da Avon do setor de livros foi noticiada pela coluna Painel das Letras, interinamente capitaneada por Úrsula Passos. De acordo com a repórter da Folha de S.Paulo, a empresa passa por mudanças que revisão estratégica do seu portfólio.

“A oferta de determinados produtos na Revista de Moda e Casa não é condizente com o novo plano de negócios, que busca estar mais conectado com o universo da beleza”, disse a empresa à jornalista. “Nossos parceiros comerciais foram comunicados com antecedência e estamos cumprindo prazos e honrando todos os compromissos previamente assumidos”, completou.

via publishnews

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Avon abandonará de vez as vendas de livros 5


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

Comments are closed.