Bienal do Livro terá estande para cegos e surdos lerem 4
NotíciasLivros

Bienal do Livro terá estande para cegos e surdos lerem

A 19ª Bienal Internacional do Livro Rio, que começa nesta sexta (30) vai contar com um estande com uma área voltada para os cegos e outra para os surdos. Os espaços fazem parte do estande da JW.ORG, página oficial das Testemunhas de Jeová. Além deles, todos os que visitarem o local terão acesso a matérias sobre assuntos como, por exemplo, o desafio de lidar com a depressão e como familiares e amigos podem dar apoio emocional e prestar ajuda prática.

O porta-voz do estande, Ricardo Carneiro, explica que o objetivo da ação é divulgar o site JW.ORG com conteúdo em mais de 980 idiomas:

— Diante dos grandes desafios que os cegos e os surdos enfrentam e da necessidade de promover sua inclusão social, o estande JW.ORG trouxe para a Bienal conteúdo voltado para esses seguimentos, incluindo dezenas de vídeos em Libras (com a presença no estande de expositores hábeis nesse idioma), bem como material em braile. Adicionalmente, nosso site contém outros formatos de braile que exigem menos espaço, como os arquivos para notetaker, e os cegos podem encontrar e escutar também publicações com a ajuda de programas leitores de tela, que convertem o texto escrito em áudio.

Entre as centenas de idiomas do site JW.ORG encontram-se publicações em línguas indígenas como guarani, kaingang, macuxi, nhengatu, sateré-mawé, ticuna, wapishana e xavante.

— Nosso interesse é ajudar os povos indígenas a conhecer melhor seu próprio idioma, ao passo que preservam sua cultura e história — explica Carneiro.

A 19ª Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro, na Barra da Tijuca, vai de 30 de agosto a 10 de setembro.

via extra globo

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Bienal do Livro terá estande para cegos e surdos lerem 5


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

Leave a reply