Brasil ganha a primeira loja de HQs digitais! 3
Notícias

Brasil ganha a primeira loja de HQs digitais!

Publicado no Judão

Mundialmente falando — pelo menos falando do lado OCIDENTAL dessa laranja chamada Terra –, a venda de quadrinhos digitais é monopolizada pela ComiXology. A empresa possui contratos com as grandes editoras dos EUA, com as pequenas e também um serviço para publicar gibis totalmente independentes. Porém, apesar de algumas coisas independentes em português, o serviço é quase que totalmente em inglês.

Ou seja, há uma brecha aí. Para aproveitá-la, Fabiano Denardin — editor sênior na Mythos, também responsável pela edição das HQs da Panini –, Giovanni Akira e a equipe do site Outros Quadrinhos, em parceria com a própria Mythos, a Balão Editorial e com o Érico Assis, estão lançando o +Gibis. Ainda tá em fase Beta, mas já tem diversas publicações da 2000 AD (basicamente a Juiz Dredd Megazine, publicada pela Mythos), da Balão e do Muzinga.net, iniciativa do André Diniz. “Estamos abertos a outras editoras”, explica Denardin.

Mais Gibis

No site estão acessíveis todas as informações de cada revista, equipe criativa, preview e essas coisas todas. As publicações, totalmente em PT-BR, são compradas diretamente pelo site e você faz o download dos arquivos nos formatos CBR, CBZ e PDF. Depois, dá pra ler em qualquer tipo de smartphone, tablet ou no próprio computador. “Adoraria ter um app da loja, mas ainda está um pouco distante dos planos”, nos contou o Denardin.

O legal é que o termo de uso do site permite que sim, você pode fazer cópias para emprestar a revista para os seus amigos – tal qual um gibi físico. Eles não usam nenhum sistema de DRM, só, claro, pedem o óbvio: que se o seu amigo gostar da publicação, que ele comece a compra-la, incentivando assim os criadores, a editora e o próprio site.

Vale dizer que o ComiXology é um tremendo sucesso, tendo fechado 2013 como o app que mais rentabilizou na App Store, excluindo os games. Foram 4 bilhões de páginas vendidas pelo serviço em apenas um ano.

Pra conhecer o +Gibis, é só clickar aqui. Vida longa para a iniciativa! 😉

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Brasil ganha a primeira loja de HQs digitais! 4


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

1 Comment

  1. ótima dica, valeu!!!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.