Correios suspendem serviço específico de envio de livros

Estatal suspendeu o serviço de envio de Impresso Normal - Registro Módico, o mais utilizado por livreiros. Agora, envios só poderão ser feitos por PAC ou Sedex, mais caros.

Com as lojas físicas fechadas, restam aos livreiros – independente do porte – a aposta das suas poucas fichas é no comércio eletrônico ou na venda a distância – por telefone, whatsapp ou qualquer outro canal que não demande o contato físico.

Mas agora, esses comerciantes terão mais um obstáculo pela frente. É que os Correios suspenderam o serviço de Marketing Direto, muito utilizado por livreiros para o envio de seus produtos. É nessa categoria que está o envio de Impresso Normal – Registro Módico, produto dos Correios pensado exatamente para envio de livros, revistas, guias, anuários, boletins, catálogos e jornais segmentados.



As alternativas são o PAC e o Sedex, serviços consideravelmente mais caros do que o Registro Módico.

“A interrupção dos envios pelos Correios de pacotes como impressos com registro módico praticamente dobra o custo do frete em um momento que fez das vendas on-line o último refúgio dos livreiros”, comentou o sebista Cid Vale Ferreira, do Clepsidra, que tem duas lojas, ambas fechadas.

Outro livreiro que está preocupado com a medida é Benjamin Magalhães, da Livraria e Sebo Lima Barreto. “É uma tragédia para nós, livreiros de sebo, que temos nessa venda on-line (via Estante Virtual) nosso principal ganha pão. Ainda mais agora com o comércio de rua obrigado a fechar as portas”, comentou.

A Estante Virtual, marketplace que reúne livreiros e sebistas, enviou um comunicado aos seus vendedores dizendo que estendeu os prazos de entrega de 30 para 60 dias na modalidade de entrega “Normal/Econômica” e recomendando que eles aguardem para postar os livros quando os Correios normalizarem os serviços.

 

Content Director

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Faber-Castell libera gratuitamente 17 cursos online de desenho e pintura