Ler de forma eficiente irá transformá-lo em um profissional melhor e mais competente. Confira dez dicas práticas para ser um ótimo leitor.

A leitura é a base de toda educação e uma habilidade importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além de aumentar seu conhecimento, a leitura fortalece suas habilidades em gramática e alarga seuvocabulário. Mas, muitas vezes, ler pode ser algo difícil e cansativo, transformando-se até mesmo em frustração. As habilidades de uma pessoa na leitura, como a compreensão e velocidade, são diretamente relacionadas aos seus hábitos de leitura. Alguém que costuma ler raramente não terá facilidade em leituras mais complexas e que exigem maior concentração.

Se você está desmotivado, leia algo de algo que você admira ou sobre assuntos que você gosta muito.

Para melhorar sua leitura, a primeira coisa que você deve fazer é identificar os principais problemas que dificultam essa prática. Algumas das dificuldades mais encontradas são: palavras desconhecidas, frases complicadas, assuntos desconhecidos ou desinteressantes, fontes pequenas, parágrafos muito longos, textos ruins ou mal escritos, cansaço e distrações.

Depois de identificar suas principais dificuldades, confira dez dicas que irão ajudar você a se tornar um leitor melhor:

1) Pratique

É obvio que para começar, você deve começar a ler. Não espere ficar semanas sem praticar e depois ler um livro de 700 páginas em uma semana. Para ser um bom leitor, você deve transformar a leitura em um hábito contínuo e parte de sua rotina. Não espere que ter tempo para ler. Isso dificilmente acontecerá, já que quando temos tempo extra, aproveitamos para outras atividades. Priorize suas leituras e aproveite a hora de almoço ou o trânsito para adiantá-la.

2) Alargue seus horizontes

Nunca limite seus tópicos de leitura, e procure sempre por novos conteúdos e escritores diferentes. Não importa o quanto você gosta de determinado assunto, não fique focado apenas em livros sobre ele. Quanto mais você souber sobre diferentes tópicos, mais fáceis serão suas próximas leituras.

3) Leia ativamente

Não seja um leitor imóvel que apenas espera o fim da história. Aproveite a leitura ao máximo. Façaanotações, grife partes interessantes e anote dúvidas que o escritor pode responder ao longo do texto ou que ficam para uma sequência, no caso de uma série de livros ou crônicas.

4) Inspire-se

Se você está desmotivado, leia algo de algo que você admira ou sobre assuntos que você gosta muito. Depois de iniciar essas leituras, não espere que elas terminem para determinar seu próximo livro, mas já estabeleça sua meta seguinte.

5) Velocidade

Você não precisa se preocupar com seu ritmo pessoal, já que cada pessoa tem uma maneira particular de absorver as leituras. Apenas tome cuidado para não ler de forma muito lenta, dando chances para a desmotivação ou desperdício de tempo, ou ler de maneira rápida, fazendo com que o conteúdo fique confuso ou mal compreendido.

6) Prepare-se

Se você não conhece o autor ou o contexto do livro – por exemplo, se você lê algo sobre a Angola da década de 1960 – é importante pesquisar informações básicas que irão ajudá-lo na compreensão do texto. Você evitará frustrações e confusões e poderá aproveitar ainda mais aquilo que o autor deseja transmitir.

7) Vocabulário

Mesmo os leitores mais experientes precisam estar atentos nessa área. Algumas leituras não podem ser feitas sem um dicionário ao lado, não importa o quanto a pessoa entenda a língua portuguesa. Um bom vocabulário e a compreensão exata das palavras fazem com que frases complexas sejam simplificadas e outras informações subentendidas sejam captadas.

 8) Hora e local

Para alguns, ler em ônibus lotados não é uma tarefa difícil, pois essas pessoas conseguem se concentrarfacilmente, mesmo com barulhos e conversas paralelas. Outras pessoas precisam de silêncio e tranquilidade para conseguir absorver o conteúdo. Além do local, é importante escolher o horário certo para ler. Não deixe para fazer isso por último, quando for dormir, especialmente se for algo mais complexo.

9) Comece com livros fáceis

Se você não costuma ler e quer adquirir esse hábito, evite frustrações e comece com leituras mais fáceis. Vá evoluindo gradativamente e estabeleça metas para não desanimar.

10) Não use os lábios

Algumas pessoas costumam ler em voz alta ou movimentar os lábios enquanto lêem. A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso só faça isso quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra. Ler em voz alta ou movimentando os lábios aumenta significativamente o tempo de leitura e faz com que ela seja mais cansativa.

Fonte: Universia Brasil

Deixe sua opinião aqui :)