Especial: 4 dicas para melhorar a sua escrita. 12
Notícias

Especial: 4 dicas para melhorar a sua escrita.

Problemas na hora de escrever um texto? Confira as 4 dicas selecionadas pela especialista em educação Daphne Gray-Grant que vão facilitar a sua vida na hora de fazer a redação.

Especial: 4 dicas para melhorar a sua escrita. 13
 

Daphne Gray-Grant, especialista norte-americana em educação, analisou as frequentes perguntas dos estudantes sobre como melhorar a escrita. Pensando nisso, uniu algumas dicas motivacionais do livro “Um pequeno passo pode mudar sua vida”, do professor Robert Maurer, da UCLA School of Medicine, nos Estados Unidos, com passos básicos para melhorar a escrita.

De acordo com Daphne, o livro apresenta a técnica japonesa de alcançar sucesso duradouro através de passos pequenos e firmes. Esses passos contribuem para a criação de ligações entre os neurônios, de modo que o cérebro assume o processo de mudança. E a sugestão da especialista é começar pelos detalhes pequenos, como por exemplo: por que não tornar a leitura “um pequeno passo” da sua tarefa para esta semana?

Se você pretende arrasar nas redações esse ano e se livrar do estresse do rascunho, confira a seguir as 4 dicas para você melhorar a sua escrita:

1. Faça perguntas

Comece o seu dia motivando o seu cérebro a trabalhar. Coloque algumas metas para o dia e faça perguntas tais como: “Se a escrita era a minha primeira prioridade, o que eu deveria estar fazendo hoje?”. Isso provavelmente irá ajudar o seu cérebro a funcionar e não ficar desligado.

2. Pense em coisas pequenas

Gaste 30 segundos todos os dias imaginando-se como um escritor bem-sucedido e realizado. Imagine-se sentado em seu computador vendo seus dedos movendo-se rapidamente através do teclado. Quando você se sentir confortável fazendo isso, imagine o que acontece quando você fica sem ideias, ao final desse processo veja se você soube lidar com essa situação problema, isso vai treinar o seu cérebro a funcionar como um relógio. Você verá que suas idéias vão fluir mais.

3. Pegue pequenas ações

 

 

Em vez de ficar tostando os neurônios escrevendo cinco horas, gaste cinco minutos escrevendo o que vem na cabeça. Isso vai ajudar a desenvolver mais as suas idéias e escrita.

4. Resolva problemas pequenos

Procure por pequenos problemas em sua escrita ou hábitos de escrita. Talvez você tenha uma mesa bagunçada que distrai você? Talvez você responda e-mail enquanto você está tentando escrever? Talvez o mouse seja desconfortável? Escolha um problema, e faça algo pequeno para torná-lo melhor.

 
Publicado no Universia

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: 4 dicas para melhorar a sua escrita. 14


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

8 Comments

  1. Nossa Gui, gostei muito do post e das dicas. Achei super legal!

    Karlinha
    Coffie and Movies http://www.coffieandmovies.com.br

    1. Oi Karlinha
      Muito bom neh *—-* super me ajuda também, todo sábado/domingo procuro postar algo com dicas hm* meio que uma coluna isso kkkk

      Obrigado pelo comentário

      Bjs

      Att. Guilherme

  2. muito boa as dicas! eu jah uso a numero 3 inconscientemente, mas agora vou usar as outras pra melhorar mais ainda! *-*


    hangover at 16

    1. Oi Caue
      Eu também, são das ideias inusitadas que saem os melhores textos, eu sempre escrevo o que estou pensando pra depois organizar as ideias e passar pra resenha, que nem a de "sexo na lua" que é o livro que estou lendo agora:

      – Quebra de conceitos religiosos em nome do amor, envolvendo novas experiências.
      – Capitulo 3 – Personagem decidido, não tem medo das consequências e segue seus sonhos das maneiras mais inusitadas possíveis.

      Coisas do além, mas que fazem sentido kkkkk

      Obrigado pelo comentário

      Abraços o/

      Att. Guilherme

  3. Olá!

    Adorei as dicas!!
    Anotei até na minha agendinha, para ficar sempre lembrando. <3

    Parabéns pela iniciativa de trazer à tona esse tema!

    Beijos,

    Samantha M.
    Word In My Bag
    My recent post Lançamentos!

    1. Oi Samantha
      Que bom que você gostou, sempre usei a 3°, agora vou procurar colocar as outras em prática 😀 todo fds tem um post com dicas diversas, semana passada foi como entender um livro/capitulo difícil e por ai vai.

      Obrigado pelo comentário

      Bjs

      Att. Guilherme

  4. Acho que a melhor dica para se escrever melhor é saber onde quer chegar.
    A maioria dos meus alunos começavam um texto sem saber do que exatamente queriam falar, eles tinham uma ideia inicial muito boa, mas ao desenvolvê-la, se perdiam no meio do caminho, a coesão não se materializava no texto e por consequência, em algum momento, eles também perdiam a coerência.
    Traçar objetivos e ideias é a melhor opção. Em seu ensaio, A filosofia da composição, Edgar Allan Poe fala justamente disso: saber onde se quer chegar e como se quer chegar.

    Aliás, fica ai uma boa dica de leitura para futuros grandes escritores, a leitura de A filosofia da composição.

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.