Especial: 7 dicas para entender um livro ou capitulo dificil. 5
Notícias

Especial: 7 dicas para entender um livro ou capitulo dificil.

Especial: 7 dicas para entender um livro ou capitulo dificil. 6
 
Se você precisa ler o mesmo parágrafo ou página várias vezes para conseguir entender, siga essas dicas.
Todos nós já nos deparamos com capítulos ou livros que simplesmente não conseguimos compreender. Há muitas razões para isso: talvez o assunto do texto é muito cansativo, ou a matéria é muito além de nosso conhecimento intelectual ou pode ser até mesmo que o próprio escritor tenha dificuldades para explicar o assunto.
Confira as dicas para entender todas as suas leituras:
1) Leia os subtítulos
A maioria dos livros ou capítulos segue uma linha de raciocino específica para explicar seus tópicos, seja uma linha do tempo ou a simples evolução das idéias do autor. Olhe os subtítulos e o sumário e tente mentalizar essa progressão na hora da leitura para não se perder.
2) Leia a introdução e reflita
Todos os livros de não ficção ou artigos terão uma seção introdutória que expõe os pontos principais do livro. Leia essa seção com concentração, pense e absorva as informações novas. Se necessário, faça anotações e fichas para cada conteúdo.
3) Leia o sumário ou resumo
O resumo no fim de um capítulo ou livro serve para reafirmar os pontos que foram mencionados na introdução. (Se eles não fazem isso, então esse livro é realmente difícil de entender). O reforço desses tópicos pode oferecer material em mais profundidade ou de um ponto de vista diferente. Faça com essa sessão o mesmo que fez com a introdução.
4) Fique atento com listas
Sempre procure por palavras que digam que uma lista está a caminho. Na maioria das vezes, as listas não vêm na forma de tópicos, mas no corpo do texto. Se você vir um trecho como esse: “Houve três principais efeitos decorrentes desse evento, e todos eles impactaram o clima político…”, ou algo similar, você pode ter certeza de que uma lista virá em seguida. Os efeitos serão listados, mas eles podem estar separados por muitos parágrafos, páginas ou até capítulos. Procure achá-los e anotá-los.
5) Use o dicionário
Muitos livros técnicos ou até mesmo históricos possuem palavras que não utilizamos em nosso cotidiano e nos parecem estranhas. Algumas podem ser compreendidas por conta do contexto, porém, existem algumas que fazem toda a diferença para a compreensão do material. Fique com um dicionário por perto e não se esqueça de anotar as palavras novas.
6) Revisão dos pontos principais
As anotações que você fez na introdução, sumário e desenvolvimento do texto irão ajudá-lo a compreender o material completo depois de toda leitura. Você conseguirá lembrar-se de tópicos mais complicados e como você os entendeu quando leu pela primeira vez.
7) Use material de apoio
Muitos livros são tão difíceis que outros livros foram escritos para interpretá-los. Aproveite esses materiais de apoio para aquilo que você realmente não entende, ou para uma leitura crítica do conteúdo.
 
Publicado originalmente no Universia – Fonte

 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: 7 dicas para entender um livro ou capitulo dificil. 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

4 Comments

  1. Olá!

    Muito legal as dicas, principalmente para estudos. Mas no meu caso faltou uma dica "limpe da sua mente qualquer problema e viva apenas o que esta lendo" rsrsrrsrs

    bjoos
    My recent post Jogos Vorazes 1 – Suzanne Collins

  2. Adoreeei essa coluna com as dicas. É realmente muito útil. Já faço umas 3 dessas dicas. Mas tem livro que parece que foi escrito pra ninguém entender, mesmo, né. SAODHOASHFDAUI ok, os técnicos devem entender, mas mesmo assim 🙁

    Enfim, gostei! *-*

  3. Use material de apoio, essa é definitivamente a melhor dica!
    Passei um bom tempo estudando literatura na universidade e para entender Dostoiévski, por exemplo, é necessário um BOM material de apoio. Geralmente, teses de mestrado são ótimos materiais que sempre contam com ótimas bibliografias.
    Tem uma série de livros da Ática também chamada Princípios que é só sobre Teoria literária. Nossa, fascinante!!! <3 <3 É muito mais simples compreender certas técnicas textuais quando se sabe como elas são produzidas e quais são os seus objetivos.
    Material de apoio é a base de qualquer BOA leitura.

  4. Gostei das dicas, pra mim isso acontece com frequencia: parar e voltar mil vezes para tentar entender. POis nao ha nada pior que continuar o livro, só pra dizer que leu.

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.