Especial: Aprenda mais com a leitura critica. 7
Notícias

Especial: Aprenda mais com a leitura critica.

Muitos estudantes são treinados para automaticamente confiar em seus livros escolares ou acreditar em qualquer coisa escrita. Eles desconhecem o valor da leitura crítica. O que fazer para concertar isso?
Especial: Aprenda mais com a leitura critica. 8
 
O prazer e hábito da leitura devem começar logo cedo. Pais e professores devem ler uma grande quantidade de livros para as crianças antes que elas leiam sozinhas, e sobre os mais diferentes assuntos. Despertar a curiosidade e interesse logo cedo é essencial para o desenvolvimento desse hábito. Por isso, os alunos devem, primeiramente, ter o costume de ler.
Ao adquirir esse hábito, devem aprender a ler de forma crítica. Para o Dr. Mike Schmoker, educador e autor de diversos livros, “grandes quantidades de leitura atenciosa e objetiva, com debates, anotações e releituras são a essência da alfabetização autêntica”.
A leitura deve ser sinônimo de pensamento e reflexão. Não é possível ter um sem o outro. Ler é um método de aprendizado ativo, oposto aos métodos passivos de ditados ou apenas ouvir o conteúdo. Para ler, os estudantes devem estar fisicamente envolvidos – o movimento dos olhos em busca das palavras, virar as páginas –, devem decodificar mentalmente os símbolos em sons com significado, enfim, toda a concentração deve estar voltada para essa atividade.
Para que essas atividades não sejam mecânicas ou o aluno simplesmente absorva o conteúdo sem questioná-lo ou analisá-lo, uma boa dica é fazer anotações. Enquanto lê, o estudante deve fazer notas e levantar questionamentos, marcar pontos importantes e relacionar conteúdos.
Os professores devem ensinar aos estudantes a identificar conceitos enquanto lêem e então julgar quais deles são chave para o entendimento do texto. Conceitos, artigos e fatos devem ser relacionados e posicionados dentro de contextos históricos, sociais e geográficos. Sua leitura só será completa quando seus questionamentos completarem o entendimento do texto.
Publicado no Universia | Fonte: Livros e Pessoas

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: Aprenda mais com a leitura critica. 9


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

Leave a reply