As livrarias são aqueles lugares onde os amantes dos livros se sentem a um só tempo calmos, por estarem em um lugar com tantos objetos de desejo juntos, e contraditoriamente ansiosos, justamente por estarem em um lugar com tantos objetos de desejo juntos. Talvez por perceberem que jamais terão tempo de ler todos eles.
A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardron ou simplesmente Livraria Lello, situa-se na Rua das Carmelitas, na freguesia da Vitória da cidade do Porto, em Portugal. Em virtude do seu ímpar valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades, casos do escritor espanhol Enrique Vila-Matas, do jornal britânico The Guardian e da editora australiana de guias de viagens Lonely Planet. (fonte)

A livraria El Ateneo fica na Recoleta, Buenos Aires. O prédio onde está instalada é o antigo Teatro Grand Splendid, de 1919. A maior parte das características arquitetônicas foi mantida. O teatro tinha quatro fileiras de camarotes, com capacidade para 550 poltronas e 500 poltronas na geral. A construção foi arrendada por dez anos, em 2000, pelo grupo editorial Ilhsa. A adaptação do espaço se manteve fiel à estrutura, com as prateleiras substituindo as linhas de assentos. A seção de literatura infantil fica no subsolo. Afinal, todo mundo sabe que crianças gostam de lugares subterrâneos ou de sótãos. Há uma galeria de arte e uma seção de música clássica. São 100 mil títulos de livros e 10 mil de CDs, que tornam essa livraria uma das maiores da América Latina. A pintora Isabel Contreras fez o restauro do afresco da cúpula, pintada na década de 1920 pelo artista italiano Nazareno Orlandi. Os temas são pacifistas, no clima que se seguiu ao final da Primeira Grande Guerra. (fonte)