Especial: Como ter tempo para ler. 6
Notícias

Especial: Como ter tempo para ler.

Queremos mais tempo para fazer exercícios, ler livros, ir ao cinema e dormir, mas conseguir fazer todas essas coisas e ainda trabalhar é muito difícil. Estabelecer uma rotina que nos satisfaça pessoal e profissionalmente exige muito foco e organização. No caso da leitura, na maioria das vezes temos tempo para ler, apenas não percebemos isso.

Especial: Como ter tempo para ler. 7
 

As tentações que não nos deixam ler fazem com que pensemos que tudo o que nos falta é tempo, quando na realidade a falta é de disciplina. Tentações eletrônicas, por exemplo, estão sempre disponíveis para nos privar de uma atividade mental que requere mais foco e esforço como a leitura. Quando chegamos em casa depois de um dia de trabalho, é difícil encontrar disposição suficiente para desligar a TV e se concentrar em um livro mais desafiador.

Uma dica ótima se você quer encontrar tempo para ler sem ter que, necessariamente, mudar sua rotina é começar com um livro que você adora. Quando lemos algo assim, encontramos o tempo necessário para conseguir ler alguma página a mais. Queremos saber o próximo passo dos personagens e como aquela cena espetacular irá terminar, então não medimos esforços para ler.

Tente perceber em que horários ou em quais oportunidades você consegue ler. Durante o horário de almoço, no caminho de ida e volta para casa, antes de dormir, nos intervalos das aulas, etc. Você irá perceber que tem sim tempo para ler, apenas não aproveita como deveria.

Publicado no Universia –  Fonte

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: Como ter tempo para ler. 8


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

7 Comments

  1. O meu tempo de ler é na viagem de ida e volta do trampo…ali é onde consigo manter o foco e consigo ler bastante…mas ainda tento tirar uma horinha das minhas manhãs livres para ler tb.

    Como foi dito, a gente sempre tem um tempinho para ler…é só ficar atento em qual momento do dia esse tempo surge e mandar ver…^^

    Parabéns pelo post, espero que incentive muita gente, a procurar esse tempo livre, afinal de contas, ler é a melhor forma de se ocupar o tempo livre.

    1. Oi Vanessa
      Eu sempre leio indo/voltando da facul e antes de dormir, procuro administrar a leitura nesse tempo, e agora que vou começar a trabalhar mesmo vai ser assim.
      É só procurar, e como eu não assisto TV (salve as séries que eu vejo pelo pc mesmo) sobra mais tempo ainda kkkk naquelas neh, mas enfim, se as pessoas seguirem metade dessas dicas, mesmo pra quem lê um pouco devagar da pra ler um livro por semana, por ai.

      Obrigado pelo comentário

      Bjs

      Att. Guilherme

  2. Muito bom o texto. Aqui em casa é meio complicado, tenho bastante tempo até não começar minhas aulas na faculdade… Mas tenho sobrinhos que passam a tarde toda por aqui, e ler com barulho é impossível para mim. Sobra a madrugada… Mas o que falta é disciplina mesmo, porque até na madrugada é complicado, tenho a tentação da internet, mesmo que seja só pra ficar indo de página em página sem algo realmente interessante. haha
    My recent post Filme: Secretariat – Uma História Impossível

    1. Hey Gabriel o/
      Brigadão \o\ Em casa eu também não consigo ler, só quando me da insônia de madrugada, ai eu leio porque a casa fica em silêncio e da certo, no bus e metrô eu só consigo ler com o fone de ouvido no max, mas como o meu quebrou, agora nem leio mais, só de madrugada e na facul quando a aula está chata kkkkk (olha a má influência) :X
      Eu perco a noção do tempo, mas procuro sair sempre mais "cedo", meia noite > 1 hr da manhã pra ler um pouco antes de dormir, mas pra tudo se da um jeito.

      Obrigado pelo comentário

      Abraços

      Att. Guilherme

  3. Parabéns pelo post. Realmente sempre temos tempo para ler, só precisamos escolher ler ao invés de fazer outra coisa.

    My recent post Muito Bem Acompanhada

    1. Oi Carissa
      Obrigado 😀 Tem que dividir, leitura e internet (eu passo mais tempo na internet do que lendo, mas ok) sabendo dividir, tem tempo pra tudo.

      Obrigado pelo comentário

      Bjs

      Att. Guilherme
      My recent post In My Mailbox # 48

  4. Comigo o problema é a carga de leitura da faculdade :/. Eu até gostaria de ter tempo de ler na ida e votla para a casa, mas sempre aparece um texto urgente da faculdade!

Leave a reply