Especial: Entrando numa fria, “Literalmente”!

Olá leitores do Burn Book. Venho hoje trazer pra vocês uma trágica notícia. Na verdade não sei se trágica seria a palavra correta, prefiro usar algo como RIDICULO ou INFANTIL.

Há mais de um ano, trazemos toda semana pra vocês, as atualizações do mundo literário, resenhas e outros artigos interessantes. Cada post é feito com informações divulgadas pelas editoras e pelos autores dos respectivos livros. No entanto nem todas as pessoas se preocupam com isso.

Há algum tempo, o blog Entrando Numa Fria vem copiando a maioria dos nossos posts. E quando digo copiando, digo reproduzindo fielmente tudo o que é escrito no Burn Book. Até a nossa característica saudação 'Olá leitores do Burn Book' foi alterada para 'Olá leitores do Entrando Numa Fria'.

Além de ser uma falta de respeito conosco, que temos o trabalho de pesquisar tudo e postar o mais rápido possível pra vocês, acaba sendo uma falta de respeito com os leitores do blog deles, que estão lendo nada mais do que uma cópia, e com as editoras, que investem no blog e em retorno não conseguem nem uma publicação verdadeira.

A cópia não autorizada e o plágio são crimes previstos no Código Penal.
 

Não sei se é a primeira vez que isso acontece ou se somos os primeiros a ser plagiados. Mas contando-se com o fato de que o blog tem 4 anos, é possível que esse não seja o primeiro caso.Espero que o dono do blog Entrando Numa Fria leia isso. Mas com certeza não devo me preocupar, afinal, ele provavelmente deve achar que se trata de um post sobre plágio na internet e está louco para republicar a informação.

Seguem os links dos posts aqui do Burn Book, e os respectivos plagiados no blog "Entrando Numa Fria".

 

 
 
 
2) News: “Presentes da Vida”, da autora Emily Giffin

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
7) O pior de todos, logo um combo dos lançamentos da Editora Intrínseca num post só:
 
 
 
 
 
*****
O blog  Blosque divulgou um post muito interessante sobre o assunto, quem quiser conferir o post na integra é só clicar  aqui, mas segue um resumo do que é pertinente a situação em questão. (isso não é plágio, é pegar uma informação, divulgá-la na íntegra e colocar as devidas fontes)
 
Embora não haja legislação específica, os textos publicados na Internet (incluindo posts e textos publicados nos blogs) também são protegidos pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais. Esse link é um PDF; se quiser, leia a versão HTML.
 
Fonte e créditos do post acima ao blog Blosque.com.

 


» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «
Content Director
  1. Puxa, que horrível isso! o.O É simplesmente igual, só muda o nome do blog na saudação!
    Uma vez, sem querer acabei "cometendo" um plágio, um de meus comentaristas publicou uma notícia vinda de outro blog, copiando tudo na íntegra… mas, claro, alterei todo o post e puxei a orelha do infrator! o.O Hoje em dia, cuido de absolutamente tudo o que meus colunistas possam publicar por lá…
    Estudante de direito, hein? Mas que ironia… ¬¬ Tomara que depois deste post, eles se toquem!
    Abração!!
    My recent post News: Lançamento da Editora Fundamento: As Chaves do Reino – A Sra. Sexta-Feira!

    1. Oi Paty
      Nem me fale, se ao menos se desse o trabalho de pegar o post e modificar a estrutura, fontes, saudação e afins com os devidos créditos até ok, mas não é o caso.
      Já aconteceu comigo também, colunistas mandarem o post e eu aprovar sem ler, no fim tinha a sinopse traduzida de outro site, mas agora tomo mais cuidado. Foi um post recente, um pack da editora iD, mas tirei o post do ar, falei com a pessoa e me desculpei com o site em questão.
      Pior que eu já tinha falado duas vezes com ele em off sobre isso, no caso ele tirou o post do ar e colocou as fontes, mas dessa vez foi ele mesmo e em muitos posts diferentes, tive que compartilhar.

      Obrigado pelo apoio.

      Att. Guilherme

      1. Você agradece que apoio? Você está totalmente errado. Seus argumentos estão fora de realidade. Você foi muito baixo e sujo. E os que apoiam você fazem isso para fazer média e puxar-saco para ganhar alguma promoção ou benefício. Guilherme, se não percebeu isso é porque você é muito tolo e ingênuo. Tenho muito dó da sua pessoa e do Burn Book.

        Carlos Alberto

  2. Cara! Acho plágio uma coisa tão baixa!! Sou da opinião de que: "Se não tem nada de bom pra postar, não poste!!" agora copiar descaradamente? Me poupe viu!
    Agora fica a pergunta: Como um blog com esse nível consegue manter parcerias com editoras?
    Nessa temporada de Seleções de Parcerias das editoras vimos muita gente revoltada por não ter sido escolhido, e é numa hora dessas que vemos que infelizmente algumas editoras só visam os números.

    Gui, seu blog é muuuuuito bom!!! E tudo que é bom, faz sucesso, etc.. é alvo certo para plagiadores

    Denuncie e siga em frente!

    Bjokas!!

    Vivi
    Empório dos Livros
    My recent post Príncipe Sombrio – Série Os Cárpatos – Vol. 01 – Christine Feehan

    1. Hey Vivian
      Primeiramente, gostaria de agradecer pelo carinho e apoio nessas horas, é por uma frase dessas: "Gui, seu blog é muuuuuito bom!!! E tudo que é bom, faz sucesso, etc.. é alvo certo para plagiadores

      Denuncie e siga em frente! " que tiro forças pra continuar e passar por esses "obstáculos" alheios.

      Não entendo também, o pior é que eu converso com ele todos os dias no twitter, mas nunca cheguei a entrar no blog (antes de hoje) pra checar, e no 1° acesso …. posts e mais posts plagiados.

      Eu acompanho vários blogs diariamente, principalmente por resenhas que gosto de ver o ponto de vista das outras pessoas sobre livros que eu já li, o Empório é um deles, mesmo não comentando por lá, estou sempre presente 😀

      Bjs Bjs

      Att. Guilherme

  3. Que horror Gui, eu até pego uns posts de vez em quando seu, mas pego como referência, e não o copio todo, e só publico coisas que se tratam de parceiros do meu blog, mas no entanto ver isso, acho um descaso para o Brasil. Enfim, espero que isso mude a perspectiva do autor do blog. Eu não digo que copio, porque copio, mas copiar tudo, até a saudação é demais…

    1. Hey Rafa o/
      Relaxa, mas quando você pega você da fonte e modifica, me lembro que já chegou até a pedir autorização uma vez pra pegar o conteúdo, sem problemas 😀
      Pior que agora estão se fazendo de vítimas, mas por mim é caso encerrado.

      Obrigado pelo apoio.

      Abraços

      Att. Guilherme

  4. Nossa!

    Estudante de Direito cometendo essa infração… triste isso =/

    Fiquei chocada com a situação, ainda mais que são 4 anos de existência do blog.

    Espero que tudo se resolva, e por favor gente, me avisem se olharem alguém me plagiando também, porque na blogosfera tem fatos que até Deus duvida, rs.

    Abraços Gui.

  5. Que coisa feia, poderia pelo menos ter dados os créditos ao Burn Book.

    Sempre que eu vejo alguma coisa interessante em outro blog, divulgo no meu com a fonte. Nome do blog e endereço de onde foi retirado, é o mínimo!!!!

    Affff!!!!!!!!!

    Mas você não foi o primeiro não, tem resenhas plagiadas de outros blogs em um aí……rs

    Ainda bem que a plagiadora sumiu!!!

    Bjkass

    1. Oi Alessandra
      Sim Sim, fonte, créditos e afins é o básico, afinal, informação é para ser compartilhada, mas estava muito alto o grau da "coisa" até expressões, negritos e afins.

      Resenhas plagiadas? Geeente, POLÊMICA! Quem que era? kkkk
      Eu já tive uma resenha plagiada uma vez, de elixir, mas faz tempo e nem deu em nada, ultimamente nem vou atrás dessas coisas, é que hoje calhou de eu entrar no blog e ver, ai perdi a paciência.

      Obrigado pelo apoio.

      Att. Guilherme

  6. mencionar é apelação. Até eu que tenho um blog começo com "olá leitores de…"

    e tudo o que tá aí está em qualquer blog que busca informações nas editoras ou sites literários. Se você olhar bem na blogosfera, vai ver que tem muita gente plagiando você, então. Começa a processar, você vai ficar rico ^^

    1. Oi Simmon
      Não é nem essa parte, copiar até tudo bem, mas as expressões, e o conteúdo por completo é muito pra qualquer um, foi o que eu falei, tem blog por ai que por muito menos denuncia direto pro google e quando o dono menos espera o blog está fora do ar.

      Mas já está tudo resolvido, sem ressentimentos com o blog, profissional é uma coisa, e pessoal é outra, a amizade continua a mesma.

      Att. Guilherme

      1. Pois é, a saudação do meu blog tbem começa assim… Vai me acusar de plágio tbem? Vcs patentearam a saudação? É cada uma q a gente lê…
        Eu recebo os mailings das editoras e não modifico nadinha, coloco igualzinho está lá. Se alguem jogar o post no Google, vai dizer q plagiei tbem, huahauahuahua
        Bom, mas é melhor ler essas coisas do que ser cega!

  7. Que horrível Gui.Ainda fico chocada com pessoas que fazem isso.Se ele não tem nada para postar alguma coisa, nem devia ter criado o blog.

    TÔ chocada com tudo isso.

     

    GUI , muito sucesso para você , você merece.

     

    Beijos!!!

    1. Hey Jeeee, quanto tempo 😀
      Nem me fale viu, mas pelo visto foi tudo resolvido, só espero que não aconteça novamente, tanto comigo, quanto com outros blogs, pois tem gente que já "apela" e denuncia mesmo sem avisar.

      Obrigado pelo apoio e carinho, muito sucesso pra você também.

      Bjs

      Att. Guilherme

  8. eu não defendo nenhum blog…mas acho isso uma coisa mega fútil…vamos nos preocupar com nossos leitores, fazer resenhas de qualidade, criar novos posts, isto é besteira, ainda mais por uqe não [e apenas o Burn Book que fica sabendo de divulgações, pelo que vejo vocês querem exclusividade " AH EU DIVULGUEI, NENHUM BLOG DIVULGA MAIS", porque isso?? eu também divugeui o livro Para Sempre no meu blog…isso é crime agora??? devo também excluir este post????

    Vamos fazer posts diferentes para o público em vez de ficar com intrigas com os outros blogueiros, acaba que uns tarjam isto como inveja…e eu concordo!!!!!

  9. Algumas coisas são realmente parecidas, mas vocês precisam atentar para o fato de que a sinopse que as editoras publicam não mudam, são iguais para todos os blogs, portanto se for denunciar plágio, a blogosfera inteira precisa ser denunciada. Claro que o jeito que o blog publica, realmente está bem parecido, e como as postagens de vocês vieram antes, entendo a manifestação.
    Eu conheço o Entrando numa fria , lamentável o ocorrido, é por essas e outras que eu tenho um estilo de divulgar os lançamentos totalmente diferente de outros blogs.
    Bem, gosto muito do Phillip do ENF, e sei que ele jamais copiaria um post assim desse jeito, aposto que foi algum colaborador.
    Espero que vocês se resolvam.
    Bjos, gostei do blog
    http://www.mybooklit.blogspot.com
    My recent post [Resenha] Outono de sonhos – Adriana Brazil

    1. Adorei sua colocação Jaqueline, as editoras divulgam o mesmo amterial para todos os parceiros. As minhas vem sempre depois das divulgações dos outros blogs, porque eu não tenho tempo para ficar na net o dia todo, então, em breve, serei acusada de plágio… Mas não tem nada não, eu envio o mailing que recebi e está tudo certo né, rs.

  10. Eu achei a acusação feita aqui um pouco forte. Creio que para todos os blogs que tem parcerias as divulgações feitas pelas editoras são as mesmas. As editoras avisam a todos os blogs ao mesmo tempo e dvocê tem uma certa obrigação de divulgar o conteúdo, colocar os links corretos e falar sobre o livro em questão.
    Acho que isso acontece com todos. Achei principalmente que sua acusação de que ele copiou até a saudação extremamente forçado. Eu muitas vezes, começo meus posts (que são sobre minha vida fora do Brasil) com "Olá Caçadores de esmeraldas" ou "Olá leitores do blog" é algo demais de genérico… quando antes eu estava toda interessada no que você estava falando, ao ver isso achei que você começou a caçar pêlo em ovo… e para mim  tirou um pouco da veracidade do resto! (Mesmo que o resto fosse a mais pura verdade!)
    Um motivo que eu curto blogs de leitura desconhecidos é justamente porque não tem que ficar divulgando apenas as novidades "contratuais" das Editores… eu curto ler resenhas de livros passados… qualquer livro mesmo. Mas sempre curti as resenhas do Burn Book.
    Acho que ao contrário, você poderia ter entrado em contato particular com o autor do Entrando Numa Fria, ou então se sentido lisonjeado por alguém dar tanto valor ao que você escreve a ponto de copiá-lo. Ou em casos extremos, notificar a Editora que tem a dilvulgação prejudicada. 😉

  11. A frase de saudação que você usa está errada!!! O certo é " Olá, leitores do Burn Book". Por ser um blog literário, fico admirado de não saberem o que é VOCATIVO. Leem tanto e não sabem nem escrever corretamente. Puxa vida, leia uma gramática primeiro antes de se aventurar a escrever. A frase tem vírgula, rapaz! Você tem parentesco com algum mentecapto? Sim? Suspeitava desde o princípio! Li posts seus e todos têm esse erro, já no início do texto. Ver-go-nho-so! Espero que mostre esse comentário, pois censurar é errado e baixo.

    Atenciosamente,

    Roger Flores.

  12. Leia seu post, faça as comparações novamente… Como assim, "plágio". Pelo contrário, ele fez certíssimo, exatamente como você, anunciou os dados dos livros, como editora, período de lançamento e tudo o que o leitor precisa saber, a informação básica para se falar a respeito de um livro a ser lançado.
    Pra mim isso foi recalque. Resolveram, ok, que bom. Mas acho que precisa ser feito uma retratação. E, sobre a saudação… Ok, você fala "olá". ""humanidade, você está proibida de falar "olá", essa saudação é restrita a esse blog! Ah, se alguém aí usar o vocativo "leitores", vai ser condenado, belezinha?""
    Não sou de ler o blog Entrando Numa Fria, na verdade, é difícil eu ler blogs, mas isso aqui ficou muito feio. Pesa um pouco toda essa postagem. Um horror de falta de profissionalismo. Ah, e preconceito, também! Mencionar o nome de uma faculdade e generalizar como se todos os alunos de lá fossem "incapazes de saber o que é plágio"?? Cara, como vocês duraram 2 anos???

  13. esse Phillip é mestre em plagiar. praticamente todos os posts dele são de outras pessoas. ele pagia descaradamente. já deixei vários comentários avisando que sabia que os posts dele eram de outros autores, que plágio era algo muito feio de se fazer. claro que deixei anonimamente, não se sabe que tipo de louco é esse Phillip. sei apenas que é um plagiador de marca maior. se ele não parar com isso, ele vai acabar se dando muito mal com alguém que o denunciar de verdade e lhe meter um processo daqueles. Phillip, você não tem talento pra ser blogueiro, desista disso. você é só um plagiadorzinho. durma com isso!
    apoio totalmente o blog Burn Book. é bom desmascarar gente como o Phillip!

  14. Oi Gui, oi Carol!
    Então, essa noticia me deixou muito triste, já deixei meu comentário no post do ENF, acho um absurdo. Man eu fico sem palavras pra tanta sacanagem, mas o BB é forte e é uma família grande e unida, se depender de mim ninguém vai manchar o nome. Fazer o que se o Burn Book virou referência (até pra plagiadores) né? Mas não é a primeira vez que vejo plágio de posts do Burn e o que podemos fazer né?

    Gui, continue DIVO e RYCO, são as fórmulas pra enfrentar tudo de cima… e é claro, que a força de -A esteja com você =D

    beijo beijo
    My recent post Resenha: Nate volta a atacar – Lincoln Peirce

  15. Adoro o BB e é realmente lamentável que esse tipo de coisa aconteça. Eu vi os posts e estava muito parecido, parecido até demais. Mas enfim, bola pra frente… Voces são realmente d+ e eu amo os posts de voces… um super beijo e sucesso. =)

  16. Oi Gui!
    Bom, apesar de devidamente resolvido, acho que as pessoas não perceberam que não se trata apenas de copiar sinopses e blá blá blá…
     
    Sim, as editoras parcerias mandam algumas coisas pra nós postarmos, mas como vc vai divulgar, o que vai colocar para diferenciar seu conteúdo dos outros blogs que vão apenas copiar e colar os arquivos da editora é que faz do seu post único. Usar as mesmas frases que vc usou, na mesma sequência… É apenas coincidência?
    Não acho que vc tenha reclamado sobre ele divulgar as mesmas coisas que vc, mas sim, divulgar do mesmo jeito que vc. Com frases idênticas, na mesma sequência.
    Entendo perfeitamente o que vc quis dizer e sinto que as pessoas querem distorcer o que vc disse.
    De fato, é óbvio que o conteúdo (inclusive a formatação) foi copiada.
    E, claro, não poderia sair por baixo sem fazer um texto extremente formal para "justificar" o plágio. É até engraçado, pq ele não usou a habilidade de escrever bem pra publicar lançamentos das editoras, hein?
     
    Muito triste isso e uma pena que vc tenha sido mal-interpretado, mesmo sendo a vítima em questão.
    Whatever, isso significa o sucesso do BB e de que ele é exemplo, né? rsrsrs
     
    Um beijo!

  17. NOTA: Achei inviável a justificativa de que a frase: "Olá, leitores do Burn Book" seja exclusiva de vocês, muitos blogueiros fazem uso dela, e confesso que até eu, claro com o nome do meu blog, "Olá leitores do Sonhos entre Pontinhos". Isso não significa que copiei vocês. Essa foi a única coisa que me incomodou neste post, copiar conteúdo é uma coisa, agora frases deste tipo é outra história. Desculpa a minha franqueza, mas acho que 'nós' blogueiros devamos sempre ser sinceros, tanto uns com os outros, quanto com qualquer um, espero que entendam!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos http://www.sonhosentrepontinhos.com
    My recent post [Sessão Pipoca] 2 Coelhos

  18. Não sei se meu comentário anterior foi, porém quero deixar claro que não tomo partido de nenhum dos dois blogues, vendo a justificativa do Entrando numa Fria. Espero que essa situação, logo se resolva, pois é terrível. Lamentável que com as leis previstas, ainda hajam casos como esses. Espero que o caso seja resolvido da forma mais rápida e pacificamente.
    Um Beijão!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos http://www.sonhosentrepontinhos.com
    My recent post [Sessão Pipoca] 2 Coelhos

  19. Como não sou blogueiro e não conheço os bastidores (se essa é uma boa palavra para definir o lado interno) da blogosfera, vou dar a minha opinião como leitor e também como estudante de direito, apesar de eu ainda estar no segundo período do curso.
     
    Não quero tomar partido de nenhum blog, mas deixo claro que nunca visitei o Entrando Numa Fria (exceto hoje, para ler a resposta do site à acusação do Burn Book), sempre venho ao Burn Book e sou amigo do Guilherme. Mas acredito que há um exagero em toda essa situação.
     
    Pelas imagens postadas neste artigo, os posts ditos copiados pelo Entrando Numa Fria são apenas os de notícias de lançamentos de livros, que, pelo que entendi ao ler comentários de outros donos de sites literários, são repassados a vocês através de e-mails pelas editoras e que o que vocês fazem é simplesmente reproduzir os textos em seus respectivos sites ou blogs. Isso não deve ser considerado plágio, considerando que as editoras autorizam, mesmo que implicitamente, a reprodução dos textos para que os seus lançamentos sejam devida e amplamente divulgados pela internet.
     
    Acredito que deva ter havido um grande mal entendido entre os autores ou alguns dos autores dos dois blogs em questão. O problema é pequeno, se é que pode se chamar de problema. Os dois blogs estão se expondo a uma situação que poderia ter sido resolvida em particular. Conheço o trabalho do Guilherme no Burn Book e imagino o quão difícil deva ser manter um site que é grandemente conhecido. Não conheço o Entrando Numa Fria, mas quatro anos de existência significam alguma coisa, acredito que deva ser um site tão competente quanto o Burn Book.
     
    Abraços, e que o problema seja, se já não tiver sido, resolvido o mais rápido possível.

  20. Cuidado para não tomarem um processo por difamação, posto que os argumentos apresentados contra o ENF são insuficientes para comprovar algo.

    E como pode o BB culpar alguém por plágio, quando descaradamente, em suas origens, foi uma cópia integral do World of Carol Espilotro (carolespilotro.blogspot.com)?

    PS: Não leio nenhum dos blogs, comento apenas como visitante.

  21. Esse Guilherme é muito sem noção. Que sujeirada, hein? Tem vergonha, não, cabeçudo? Não sabia que divulgar lançamento com material de editora era plágio. Então se vocês publicarem um lançamento da Intrínseca ninguém mais pode publicar? Para com isso! Vê se cresce!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

More Stories
The OA: Criadores da série já escreveram a segunda temporada!