Especial: John Green: O Autor 3.0 6
Notícias

Especial: John Green: O Autor 3.0

Especial: John Green: O Autor 3.0 7
 

Um dos escritores mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica americana, John Green conseguiu uma façanha invejável por muitos autores best-sellers mais experientes: meses antes de concluir seu livro mais recente, A culpa é das estrelas, recém-lançado pela Intrínseca, já ocupava o primeiro lugar na Amazon.com e na Barnes and Noble.com. O boca-a-boca nas mídias sociais, que colaborou para o feito, começou numa terça-feira, quando ele anunciou o título do novo livro no Twitter para mais de 1,2 milhão de seguidores, no Tumblr e no fórum YourPants.org. Uma hora depois, Green prometeu autografar todos os exemplares comprados na pré-venda – e assim o fez, assinando 150 mil livros – e leu um trecho da história, antes de ser publicada, no “Vlogbrothers”, seu canal do YouTube, um dos projetos de vídeo on-line mais populares do mundo.

John Green, premiado autor de apenas 33 anos, tem uma forte presença na internet desde 2007, quando deu início ao projeto “Brotherhood 2.0” com o irmão, Hank. Os dois se propuseram a substituir toda a comunicação textual entre eles por vídeos no YouTube, disponíveis para o público. Foi então que surgiu o movimento on-line“Nerdfighters”, no Brasil “Nerdfighteria”: uma comunidade de jovens socialmente engajados e formadores de opinião, que se dedicam a discutir temas levantados nos vídeos dos irmãos Green, como o amor pela leitura, pelo conhecimento e a vontade de tornar o mundo um lugar melhor. Após o fim do “Brotherhood 2.0”, John e Hank criaram o “Vlogbrothers”, que hoje contabiliza mais de 235 milhões de visualizações em mais de 950 vídeos postados no canal.

Essa quantidade impressionante de fãs dos vídeos dos irmãos Green deu origem, naturalmente, a um número expressivo de leitores das obras de John – muito deles empenhados na divulgação de seus livros. Para o aguardado lançamento de A culpa é das estrelas no Brasil, a Intrínseca fechou uma parceria com nove blogs literários que, por sete dias, publicarão postagens diversas sobre a origem do livro, curiosidades, personagens, história do autor, resenhas, entre outros assuntos – uma forma de usar as mídias sociais como holofote para dar aos leitores algo além do conteúdo do livro.

No primeiro dia da Semana John Green, 16 de julho, a hashtag #CulpaDoJohnGreen atingiu os Trend Topics no Twitter em algumas das principais cidades brasileiras e mereceu até um elogio do próprio autor: ”a hashtag started by my awesome Brazilian publisher to celebrate The Fault in Our Stars’s release, is trending in Brazil. I love Brazil.”

Publicado em janeiro nos Estados Unidos, A culpa é das estrelas figura a lista de best-sellers do The New York Timeshá 26 semanas, com 407 mil exemplares vendidos por lá. Os direitos de publicação do título foram negociados em 32 países e a adaptação cinematográfica ficará a cargo da Fox 2000.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: John Green: O Autor 3.0 8


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

5 Comments

  1. Uau, não conhecia o autor e muito menos os seu projetos anteriores. Pelo que eu tenho visto do livro, ele é muito fofo e que capa linda. Quero ler rapidinho. Não sabia também que o autor era tão jovem, vou procurar os videos dele.

  2. Awwwwwwwwwwwwwwwwwww!!! Gente que post awesome 😀 amei amei amei. Não pensava que John Green tinha começado assim :).
    My recent post Could Gwyneth Paltrow be suiting up as Rescue in ‘Iron Man 3’?

  3. Nosssa!
    Ele é bonito.
    😀

    Bacio, Selene Blanchard – MODA E EU
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

  4. Ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas com certeza ACEDE já está na minha lista de desejados. Espero mesmo ter a oportunidade de conhecer melhor seu trabalho. Bjkss

  5. Bom, nunca li nada dele e não posso opinar sobre o trabalho em si mas soube da campanha e de toda a história por de trás dela e achei bem interessante. Em relação ao livro "A Culpa é das Estrelas", ele até parece ser interessante mas tenho a impressão de que irei gostar mais do filme do que do livro em si.

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.