Especial: 'O Hobbit' faz 75 anos 5
Notícias

Especial: ‘O Hobbit’ faz 75 anos

"O Hobbit", escrito por J. R. R. Tolkien, foi publicado originalmente em 21 de setembro de 1937. A aventura antecede a saga contada em "O Senhor dos Anéis". Planejado como um conto infantil, a história deu origem a um mundo fantástico que inspirou autores, músicos, roteiristas, diretores e jogadores de RPG.
O primeiro livro de Tolkien apresenta Bilbo Bolseiro, um hobbit, que gostava de sossego. Um dia, Gandalf –acompanhado de um grupo de anões– o convida a retomar um tesouro roubado por um dragão.
Especial: 'O Hobbit' faz 75 anos 6
Nesta aventura, personagens conhecidos na "Trilogia do Anel" aparecem pela primeira vez. É no encontro com a criatura chamada Gollum, um dos recorrentes, que Bilbo se apropria do famoso anel.
Dirigido por Peter Jackson, também responsável por "O Senhor dos Anéis", a primeira parte de "O Hobbit" chega aos cinemas em 14 de dezembro deste ano.
Abaixo, assista ao trailer.
John Ronald Reuel Tolkien, conhecido como J. R. R. Tolkien (1892-1973), nasceu na África do Sul. Embora fosse inglesa, sua família estava no país para dar vazão ao desejo do pai do autor de fazer carreira como bancário. O escritor foi levado para Inglaterra, na cidade de Birmingham, ainda aos três anos e é considerado um cidadão inglês.
Com a morte de seus pais, Tolkien foi criado desde os 12 anos por um padre. O fato explica o motivo de ele ter sido um católico fervoroso, característica que se reflete em parte de sua obra. A presença do educador religioso, assim como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), atrasariam por alguns anos o início do romance do cultuado artista com Edith Mary Bratt, uma relação que duraria por toda sua vida.
Em seus estudos, o professor se dedicou à linguística e às histórias fantásticas. Na literatura, desenvolveu um mundo complexo com povos, raças, história, mitologia e línguas próprias. Muitas dessas aventuras sintetizavam vivências do próprio autor, principalmente durante sua infância e juventude, quando enfrentou forças contrárias ao seu relacionamento e participou da guerra.
  AP  
Nesta terça-feira (3) o escritor inglês J.R.R. Tolkien, criador de "O Senhor dos Anéis", completa 120 anos de nascimento
J.R.R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis", "Os Filhos de Húrin", "O Silmarillion" e "O Hobbit"
Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra. Fonte

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Especial: 'O Hobbit' faz 75 anos 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

7 Comments

  1. Quando eu era mais nova, peguei esse livro pra ler, mas não passei das primeiras páginas…

    Hahaha vamos ver se dou sorte com o filme!

    Beijo

  2. Gente vou ser bem cincera unca ouvi falar desse livro ate eu ver que iam lançar o filme mas me parece ser uma história otima !

  3. Pretendo ler o livro mes que vem para chegar pronta para o filme que estou espeando ansiosamente 🙂

  4. Nossa, 75 anos e continua fazendo sucesso. Eh um otimo livro para os jovens.
    Eu li faz pouco tempo e adorei.
    Espero que o filme faca juz ao livro.

    bjs.
    http://booksandmuchmore.blogspot.com

  5. Li o livro, "O Hobbit", e ADOREI! Pra terminar a trilogia "O Senhor dos Anéis", falta o último, "O Retorno do Rei". Ansiosíssimo pelo filme, que vai ser mais uma trilogia. Acredito que vai ser bem fiel ao livro!!!

  6. Quero ver o filme novo! Porque eu não lembro nada dessa história xD
    Nada mesmo!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.