"O Hobbit", escrito por J. R. R. Tolkien, foi publicado originalmente em 21 de setembro de 1937. A aventura antecede a saga contada em "O Senhor dos Anéis". Planejado como um conto infantil, a história deu origem a um mundo fantástico que inspirou autores, músicos, roteiristas, diretores e jogadores de RPG.
O primeiro livro de Tolkien apresenta Bilbo Bolseiro, um hobbit, que gostava de sossego. Um dia, Gandalf –acompanhado de um grupo de anões– o convida a retomar um tesouro roubado por um dragão.
Nesta aventura, personagens conhecidos na "Trilogia do Anel" aparecem pela primeira vez. É no encontro com a criatura chamada Gollum, um dos recorrentes, que Bilbo se apropria do famoso anel.
Dirigido por Peter Jackson, também responsável por "O Senhor dos Anéis", a primeira parte de "O Hobbit" chega aos cinemas em 14 de dezembro deste ano.
Abaixo, assista ao trailer.
John Ronald Reuel Tolkien, conhecido como J. R. R. Tolkien (1892-1973), nasceu na África do Sul. Embora fosse inglesa, sua família estava no país para dar vazão ao desejo do pai do autor de fazer carreira como bancário. O escritor foi levado para Inglaterra, na cidade de Birmingham, ainda aos três anos e é considerado um cidadão inglês.
Com a morte de seus pais, Tolkien foi criado desde os 12 anos por um padre. O fato explica o motivo de ele ter sido um católico fervoroso, característica que se reflete em parte de sua obra. A presença do educador religioso, assim como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), atrasariam por alguns anos o início do romance do cultuado artista com Edith Mary Bratt, uma relação que duraria por toda sua vida.
Em seus estudos, o professor se dedicou à linguística e às histórias fantásticas. Na literatura, desenvolveu um mundo complexo com povos, raças, história, mitologia e línguas próprias. Muitas dessas aventuras sintetizavam vivências do próprio autor, principalmente durante sua infância e juventude, quando enfrentou forças contrárias ao seu relacionamento e participou da guerra.
  AP  
Nesta terça-feira (3) o escritor inglês J.R.R. Tolkien, criador de "O Senhor dos Anéis", completa 120 anos de nascimento
J.R.R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis", "Os Filhos de Húrin", "O Silmarillion" e "O Hobbit"
Texto baseado em informações fornecidas pela editora/distribuidora da obra. Fonte

Deixe sua opinião aqui :)