“Hadestown” é o maior vencedor do Tony Awards 2019
Apresentada por James Corden, a 73ª edição do Tony Awards aconteceu na noite do dia 9 de junho, no Radio City Music Hall, em Nova York. Com apresentações dos musicais “Ain’t Too Proud”, “Tootsie”, “Oklahoma!”, “Beetlejuice”, “The Prom”, “Hadestown”, “Kiss Me, Kate” e “The Cher Show”, além da peça “Choir Boy”, a cerimônia contou ainda com duas apresentações de James Corden (uma delas ao lado de Sara Bareilles, Josh Groban e Neil Patrick Harris), além da atriz Cynthia Erivo no segmento in memorian, a Ala Americana de Teatro e a Associação da Broadway revelaram os profissionais que mais se destacaram durante o ano.
Com oito prêmios (de catorze indicações), o musical “Hadestown” foi o maior vencedor da noite. Concorrendo com “Ain’t Too Proud”, “Beetlejuice”, “The Prom” e “Tootsie”, o espetáculo venceu o prêmio de melhor musical, assim como o de melhor ator coadjuvante em um musical, para André De Shields, que interpreta Hermes, melhor direção de um musical para Rachel Chavkin, melhor partitura (música e/ou letras) para Anais Mitchell, melhor cenário de um musical para Rachel Hauck, melhor design de som de um musical para Nevin Steinberg e Jessica Paz, melhor luz de um musical para Bradley King e melhor orquestração para Michael Chorney e Todd Sickafoose.
Com dois prêmios, os musicais “Tootsie”, “The Cher Show” e o revival de “Oklahoma!” empataram como o segundo maior vencedor: enquanto “Oklahoma!” recebeu os prêmios de melhor revival e melhor atriz coadjuvante em um musical para Ali Stroker, “The Cher Show” recebeu o prêmio de melhor atriz em um musical para Stephanie J. Block e melhor figurino para Bob Mackie. “Tootsie” também foi agraciado em uma categoria de atuação: Santino Fontana recebeu o prêmio de melhor ator em um musical. O musical também recebeu o prêmio de melhor roteiro de musical.
Já o segundo musical com maior número de indicações, “Ain’t Too Proud”, recebeu apenas o prêmio de melhor coreografia entre suas doze indicações.
Os musicais “Beetlejuice”, que contava com oito indicações, “The Prom”, que recebeu sete indicações, o revival de “Kiss Me, Kate”, com quatro indicações, “King Kong”, com três, e “Be More Chill”, com uma indicação, não receberam nenhum prêmio.
Celebrado pelo primeira vez em 1947, o Tony Awards é a premiação mais importante da Broadway, reconhecendo os melhores profissionais de cada temporada, tanto em peças quanto em musicais. A edição de 2020 ainda não tem data definida.
Post publicado pelo Mundo dos Musicais
Ouça o último episódio do BurnCast:
Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
