J. K. Rowling devolve prêmio após polêmica com a comunidade trans 16

J. K. Rowling devolve prêmio após polêmica com a comunidade trans


J. K. Rowling, autora dos livros da saga Harry Potter, decidiu devolver o prêmio Ripple of Hope (Onda de Esperança, em tradução livre) após a polêmica causada por seus comentários sobre pessoas transgênero. Criada pela fundação Robert F Kennedy Human Rights, a premiação é voltada a pessoas que “demonstraram compromisso com mudanças sociais”.

Em um comunicado oficial, a escritora afirma que considerou “incorreto” o posicionamento de Kerry Kennedy, presidente da fundação RFKHR, que a chamou de transfóbica e a considerou “responsável por machucar pessoas trans”. Rowling fez questão de relembrar que é uma antiga doadora de caridades voltadas à comunidade LGBT e sempre apoiou o direito de pessoas trans de viver livre de perseguição, mas reafirmou algumas de suas posições justificando sua luta é pelo direito das mulheres.



Por fim, Rowling afirmou que discorda da posição da RFKHR a respeito do debate entre os direitos das mulheres e direitos das pessoas trans e por isso decidiu devolver o prêmio. “(…) Nenhum prêmio ou designação, não importa minha admiração pela pessoa que o recebeu, significa tanto para mim que eu perderia o direito de seguir as regras de minha própria consciência”, concluiu.


J. K. Rowling devolve prêmio após polêmica com a comunidade trans 17

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
J. K. Rowling devolve prêmio após polêmica com a comunidade trans 27
Produtores de Brooklyn Nine-Nine farão nova série com Craig Robinson