Publicado no O Globo
__
Siga o Burn Book no Twitter, no Facebook, no Google + e no Youtube.
__
Kristen Stewart estará em "Equals", versão romântica para o clássico da ficção científica "1984", de George Orwell. A obra, lançada em 1949 e transposta para o cinema pela primeira vez em 1956, conta a história de Winston, um homem que se rebela contra a sociedade controlada pelo Grande Irmão – o personagem que deu origem à ideia de vigilância full timeque inspira o reality show “Big Brother”.
Kristen define o filme, que vai começar a ser rodado ainda este ano pelo diretor Drake Doremus, como uma versão "modernizada" do filme de 1956. Segundo ela, o diretor disse que "não aceitaria um não como resposta".
"Não acredito que topei participar disso", disse a atriz, que terá Nicholas Hoult (de "X-Men: Primeira Classe") como colega de elenco. "Estou apavorada porque apesar de ser um filme com uma história muito simples, é extremamente ambicioso".
De fato, a repercussão na internet nos últimos dois dias mostra a preocupação dos fãs de 1984 com tamanha ambição. O "Guardian" compilou alguns comentários de escritores e editores sobre o assunto, sobretudo no Twitter, onde a hashtag #romantic1984 tem sido acompanhada de comentários sarcásticos. Em parte deles, os tuiteiros se perguntam como será retratado o Quarto 101 (lugar onde os rebelados ao regime sofriam tortura tendo contato com suas maiores fobias – no caso de Winston, o contato com ratos).
Mas nem todos foram totalmente pessimistas. Após dizer que quase sentiu a cabeça implodir quando leu a notícia, a escritora Sarah Pinborough escreveu: "Eu estou entretida com o pensamento de que um milhão de fãs de 'Crepúsculo' vão sair correndo para comprar '1984' depois disso".