Resenha Azeitona, Bruno Miranda

Ian não entende muito bem do que aquela mulher está falando, claro, ele entendeu que ela está lhe mostrando que ter um filho é realmente complicado e que gera muitos gastos e lhe fazendo se sentir meio mal por sua irmã ter que lidar com seu bebê e mais ele, mesmo não sendo sua culpa sua situação familiar, contudo ele não consegue entender exatamente o porquê dele estar tendo essa conversa com uma estranha e ela estar falando como se ele fosse o responsável por isso.

Até que ela diz pertencer à um programa televisivo que acompanha pais adolescentes cedendo um cachê exorbitante para ambos os pais participantes e que o último casal escolhido desistiu de última hora, então agora ele tinha uma oportunidade de ouro nas mãos para dar um futuro melhor para seu filho. Ela lhe entregou os contratos, seu telefone e pediu arduamente para que ele pensasse com cuidado. O problema é que ele não vai ter um filho, ele nem mesmo tem uma namorada, então como ele poderia participar?

Mas a ideia já grudou em sua cabeça e ele está meio decidido a participar do programa, agora ele só precisa encontrar uma garota disposta a entrar nessa com ele, e quando ele menos espera o nome de Emília lhe vem a mente, uma garota de sua sala com a qual ele trocou menos de três palavras e que depois ele vem a descobrir que tem um namorado, contudo ele pode convencer ela com o valor do prêmio não?

Com o pretexto de fazer um trabalho da escola, Emília acaba na casa de Ian e sem saber câmeras, flashes e perguntas lhe bombardeiam. Filho? Como ela acha que é ser mãe? Reality show? O que está acontecendo?

O conhecido canal do YouTube, Bubarin, Bruno Miranda faz sua estréia literária com o livro Azeitona pelo selo Outro Planeta.

Diferentemente da onda de livros biográficos de youtubers, Bruno não quis seguir o padrão e se arriscou num romance, que passou por todos os processos que qualquer outro livro passa, com uma trama que promete e uma escrita leve que lembra seu jeito de se expressar em seu canal, mas que destoa completamente de seu modo de falar o livro te leva pelas páginas sem maiores dificuldades ou passagens entediantes.

“Sabe, é preciso apostar tudo antes de não poder apostar mais nada.”

Com uma narrativa em terceira pessoa, sendo alternada para o melhor ponto de vista, mas principalmente sendo dividida entre Ian e Emília, não encontrei dificuldade em me identificar com ambos. Ian é um garoto que foi crado por sua irmã mais velha, que se preocupa em não ser um peso e que quer ajudá-la da melhor forma possível. Emília é uma jovem quieta e nova na escola, que tem um relacionamento complicado com a mãe e quer mais que tudo sair de casa.

Ambos encontram a solução para seus problemas no dinheiro oferecido como prêmio e acham que não deve ser difícil enganar todos, entretanto não é isso que acontece e ao longo da trama vemos o quão complicada as coisas podem ficar.

” – Não é isso – Emília respondeu de uma forma que fez Ian pensar que talvez a tivesse ofendido. – Eu tenho a minha família, os meus amigos e o meu namorado. mas, no fim do dia, sinto que não tenho uma ligação forte o suficiente com ninguém.”

O livro em si não foi uma decepção, e eu posso dizer que estou curiosa por outras coisas escritas por ele, o primeiro livro sempre é uma mostra do potêncial que podemos ver e o Bruno além de ser jovem, 19 anos apenas, também é dedicado, então espero que daqui para frente haja sempre uma crescente em suas tramas.

Porém o final me pegou despreparada, tudo estava indo bem, do nada tudo começa a ficar frenético, coisas acontecem e você fica Meu Deus do Céu!, só para termos um desfecho que para mim foi apressado, acabei com gosto de quero mais, o fim em si não foi ruim, eu gostei, achei plausível, contudo para mim aqueles dois capítulos finais teriam sido perfeitos se fossem quatro, do jeito que ficou perdeu um pouco da veracidade que foi construída ao longo do livro.

Preparados para lerem o primeiro romance de um Youtuber literário?

 

Capa100
Enredo70
Narrativa90
Personagens90
Nota dos Leitores:12 Votes77
88

Leia Mais
Fotos do Elenco de The Walking Dead :: 2a. Temporada