Hoje é o Star Wars Day, ou Dia de Star Wars se preferir, um feriado não oficial criado por fãs para homenagear a sempre cultuada franquia Star Wars de George Lucas. A cada ano as comemorações do “feriado” se espalham cada vez mais pela Internet, redes sociais e até mesmo em eventos e celebrações nas ruas de todo o mundo.
A data foi escolhida para o dia 4 de maio devido a sonoridade de “May the 4th” com a frase mais famosa da série “May the Force be with you” (Que a força esteja com você) então nessa data é comum os fãs desejarem uns aos outros um“May the fourth be with you”. (via Zuti)
Lançado em dezembro de 1976, cinco meses antes da estreia no cinema, o livro foi o primeiro contato do público com Luke Skywalker, o jovem destinado a combater as forças mais poderosas de um Império do Mal, usando uma Força que ele não imaginava possuir. Assinado por Lucas, o livro foi adaptado de seu roteiro original com participação de Alan Dean Foster, autor de ficção de científica que três anos mais tarde ajudaria a desenvolver o primeiro longa-metragem da série Jornada nas Estrelas.
Preparar este capítulo final foi um grande desafio para George Lucas: “Eram tantas as tramas que precisavam de resolução… Han Solo precisava ser resgatado. Leia deveria escolher entre Luke e Han. Luke tinha que decidir se juntaria forças ou combateria seu pai. Yoda e Ben precisavam revelar quem seria a ‘outra’ esperança dos Jedi”. O Retorno de Jedi foi adaptado por James Kahn, mesmo autor de outro sucesso da editora DarkSide®, a versão romanceada de Os Goonies, cuja edição limitada em capa dura esgotou em menos de um mês nas livrarias.