Musicais vivem fim de uma era, dizem diretores e produtores 16

Musicais vivem fim de uma era, dizem diretores e produtores


Última temporada de espetáculos em SP gerou 2.500 empregos; em 20 anos, mercado cresceu e se profissionalizou, conta o produtor e diretor Ulysses Cruz:

“Eu tinha duas reuniões agendadas e elas foram suspensas. Nenhuma possibilidade está sendo ouvida pelos patrocinadores. Eles dizem que a lei mudou tudo”.



O novo quadro levou a T4F, tida como pioneira da atual fase dos musicais paulistanos, a se pronunciar publicamente, questionando o governo federal por limitar os espetáculos teatrais a R$ 1 milhão e prever valor seis vezes maior aos eventos voltados a “datas comemorativas nacionais”.

O ano de 2001 é o marco da retomada dos musicais no Brasil, com a estreia de “Les Misérables”, da T4F, mas outros já vinham dando forma ao gênero. Falabella lembra o seu primeiro, “O Beijo da Mulher Aranha”, em 2000:

“Tivemos de importar a equipe técnica da Argentina, porque não tínhamos know how. Vinte anos depois, vamos desmantelar tudo o que se formou, centenas de profissionais.”

Marllos Silva, que dirige o Prêmio Bibi e também é produtor, sublinha que o Brasil se tornou exportador de profissionais, tanto atores como técnicos, e até de espetáculos, citando “A Escrava Isaura”. E que o gênero se espraiou pelo país, com produções em cidades como Belo Horizonte e Fortaleza.

“O governo, ao impor o teto, decretou o fim de uma era no teatro brasileiro”, diz ele.

A preferência por franquias ou “réplicas” da Broadway era creditada a essa distorção, mas também isso vinha mudando. Nas últimas quatro temporadas em São Paulo, os musicais com tema nacional já eram maioria. Uma das responsáveis pela mudança foi a produtora carioca Andrea Dantas, de “Elza” e outros sucessos musicais recentes —e que, também ela, trabalha com a Lei Rouanet há mais de duas décadas.

Matéria publicada na Folha de São Paulo

 


Musicais vivem fim de uma era, dizem diretores e produtores 17

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Musicais vivem fim de uma era, dizem diretores e produtores 27
Algoritmo descobre qual é o jeito mais rápido de encontrar o Wally