News: 30 livros de autores brasileiros para morrer antes de ler 5
Notícias

News: 30 livros de autores brasileiros para morrer antes de ler

 

1

Carlos Willian Leite, na Revista Bula

Dando sequência a série de listas polêmicas, pedi aos leitores, amigos do Facebook e seguidores do Twitter — escritores, jornalistas, professores —, que apontassem, entre livros conhecidos de autores brasileiros, quais eram os piores que haviam lido. Cada participante poderia indicar até cinco livros, sem repetir autores, tendo como critério principal o gosto pessoal. 312 pessoas responderam a enquete. Como nas listas anteriores, o objetivo não é zombar ou ofender o gosto alheio, é, sobretudo, uma diversão e reflete apenas a opinião dos participantes consultados. Se podemos ter a lista de nossas preferências, por que não podemos ter a lista daquilo que não gostamos? Na lista, aparecem livros de escritores consagrados como José de Alencar, Ruy Castro, Clarice Lispector e Jorge Amado. O resultado, embora subjetivo, pois se baseia meramente no gosto pessoal e não avaliação crítica dos livros citados, não deixa de ressaltar a validade da célebre frase de Mark Twain: “Aquele que lê maus livros não leva vantagem sobre aquele que não lê livro nenhum”. Eis o resultado baseado na quantidade de citações.

Iracema
José de Alencar

O Guarani
José de Alencar

Marimbondos de Fogo
José Sarney

Saraminda
José Sarney

Animais em Extinção
Marcelo Mirisola

Como Desaparecer Completamente
André de Leones

O Diário de um Mago
Paulo Coelho

Brida
Paulo Coelho

O Alquimista
Paulo Coelho

No Buraco
Tony Bellotto

Mentes Perigosas
Ana Beatriz Barbosa Silva

O Tigre Na Sombra
Lya Luft

O Lado Fatal
Lya Luft

O Crepúsculo do Macho
Fernando Gabeira

O Xangô de Baker Street
Jô Soares

As Esganadas
Jô Soares

Mar Morto
Jorge Amado

Memórias de um Sargento de Milícias
Manuel Antônio de Almeida

Estorvo
Chico Buarque

O Mundo Não é Chato
Caetano Veloso

Triângulo no Ponto
Eros Grau

A Paixão Segundo G.H.
Clarice Lispector

O Inverno das Fadas
Carolina Munhóz

O Dia Mastroianni
João Paulo Cuenca

A Vida Sabe o Que Faz
Zibia Gasparetto

A Escrava Isaura
Bernardo Guimarães

Farewell
Carlos Drummond de Andrade

Rosinha, Minha Canoa
José Mauro de Vasconcelos

Obra Completa
J. G. de Araújo Jorge

Guia-Mapa de Gabriel Arcanjo
Nélida Piñon

 

Fonte – http://www.livrosepessoas.com

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


News: 30 livros de autores brasileiros para morrer antes de ler 6


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

17 Comments

  1. Passo qualquer livro do José de Alencar que envolva índios…
    Eu curti O Inverno das Fadas…

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    My recent post Livro: Estilhaça-me – Tahereh Mafi

  2. ah, As Esganadas até que é legal, vai rsrsrs
    boa postagem 🙂

  3. Nossa, Iracema do José de Alencar merece muito o primeiro lugar da lista. Sofri muito pra ler esse livro, é horrível. Só terminei porque era para a escola e tinha que fazer um trabalho. Passo longe de qualquer livro do José de Alencar depois disso. Eu já li um livro do Paulo Coelho, também para um trabalho da escola, e não achei tão ruim, pelo menos é bem melhor que o José de Alencar. Os outros autores eu ainda não li e nem pretendo.

    Beijos!

    My recent post Filme de Domingo | Cartas para Julieta

    1. claro acostumado a leituras simples e sem entender o contexto histórico.

  4. Eu aqui achando que já tinha lido vários dessa lista. Fui ler e NADA!
    Que vergonha!

    Bjs
    My recent post Frases da semana #3

  5. Não curti isso. Tem muitos autores bom que não mereciam está ai.

  6. 🙂 Participando da promoção rs'

  7. Mar Morto não merecia fazer parte dessa lista =/

  8. O Guarani é difícil de ler mesmo hein
    beijo
    http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/
    My recent post The Lizzie Bennet Diaries

  9. Detesto toda a obra de Paulo Coelho, mas O Alquimista não merecia estar nesta lista. E O Xangô de Baker Street é simplesmente nojento, só vendeu e virou filme por ter sido escrito por um famoso. Mas verdade seja dita muitos títulos desta lista só reflete a ignorância das pessoas consultadas.

  10. A maioria eu concordo, exceto um: Memória de Um Sargento de Milícias.
    É um grande clássico e muito hilário. Só também, o resto da lista são todos umas porcarias.

    1. eu gosto dos livros do José de Alencar cara, tá Iracema e Guarani são os meus menos amados sim, mas cara as metáforas dele de transpor os problemas da cidade para um romance regional é genial e você (que provavelmente nunca escreveu nada) vem criticar ou por preconceito (por ser leitura obrigatória na escola) ou por não entender ou por birrinha, provavelmente mais um leitor de crepúsculo e romances acéfalos que saem por aí. e porque aquelas merdas de sick-lits e livros de pastores não estão na lista?

  11. Não consigo achar graça em Paulo Coelho o.O

  12. É já li vários desses livros… Quando estava na escola… São bem maçantes mesmo… Nada empolgantes… Mas não acho que não tenha agregado nada para minha vida, acho que todos os livros tem algo a oferecer para o leitor… Mesmo sendo chatos….

  13. Coloca aí o Vidas Secas do Graciliano Ramos, meu Deus que livro chato, uma tortura sem fim!!!
    My recent post Resenha: Extraordinário

  14. Nossa, O Guarani está entre uma das piores leituras da minha vida, e olha que abandonei perto do fim, não aguentei… O engraçado é que gosto de outras obras do Alencar; talvez a época e as circuntâncias em que li O Guarani não tenham sido favoráveis (leitura de colégio, lembro que estava atrasadíssima e teria prova sobre o livro, sendo que não consegui terminar a leitura a tempo para a prova, daí desencanei de vez).

    Bj!
    My recent post Em clima de policial brasileiro… Livro + Filme!

  15. Não é que eu não concorde com a lista, eu não acho legal esse tipo de enquete, mas respeito. Eu sempre levanto a bandeira da leitura, discordo completamente da "célebre frase" de Mark Twain citada acima, acho que livros são tão pessoais, é normal a variação de gostos por gêneros, em uma mesma vida é possível a mesma pessoa ter gostos variados, assim como o gosto por música, filmes… os livros não são diferentes, já li livros ao longo da minha vida que jamais leria hoje (como vários do Paulo Coelho, da Zibia Gasparetto, do Nicholas Sparks…) Mas não julgo quem os lê. Hoje, tenho minhas preferências, mas quem garante que elas serão as mesmas daqui a dez, vinte anos?!

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.