News: A Editora Intrinseca promete agitar o mercado editorial em 2012. 5
Notícias

News: A Editora Intrinseca promete agitar o mercado editorial em 2012.

Olá leitores do Burn Book. A Editora Intrínseca divulgou um post em seu blog, com algumas novidades de 2012, entre eles Silence e The son of Neptune e suas respectivas datas de lançamentos.

News: A Editora Intrinseca promete agitar o mercado editorial em 2012. 6
Além do lançamento do primeiro livro nacional da Intrínseca, o ano de 2012 prevê um crescimento de 20% da quantidade de títulos publicados. Se em 2011 a editora lançou 50 obras, o primeiro semestre do ano que se avizinha já contabiliza 34 lançamentos previstos. Entre os mais aguardados estão A visita cruel do tempo (A Visit from the Goon Squad)romance que rendeu a Jennifer Egan o Pulitzer de ficção em 2011, e livros infantojuvenis de grande sucesso, como O filho de Netuno, segundo volume da série Os heróis do Olimpo, do ex-professor de história Rick Riordan.
 
Direto do front, preparamos uma incursão à produção de alguns desses livros. Além de saciar a curiosidade dos leitores a respeito das datas de publicação, explicaremos cada uma das etapas do ciclo de produção, oferecendo um panorama de como um livro é feito. (Veja a galeria de fotos.)
Aguardado ansiosamente por milhares de fãs brasileiros, O filho de Netuno narra as aventuras dos semideuses Jason, Piper e Leo no Acampamento Meio-Sangue e retoma a grande questão de O herói perdido: o que aconteceu com Percy Jackson? Com lançamento marcado para a primeira quinzena de maio, o livro está em tradução, fase que costuma despertar a curiosidade dos leitores mais apaixonados. Momento fundamental durante o processo de publicação de um livro estrangeiro, a tradução de qualquer idioma para o português é encomendada a um tradutor escolhido de acordo com o perfil do livro e realizada sob a orientação do editor. Após a tradução, a obra segue para preparação, em que é feita a revisão da tradução, frase a frase, com o original estrangeiro ao lado. Essa etapa é essencial para evitar que o texto fique truncado, com frases ou expressões muito literais, o chamado tradutês.
Um dos títulos mais concorridos da Feira de Frankfurt do ano passado, O circo da noite (The Night Circus), de Erin Morgenstern, ganhará sua edição nacional em março. A história sobre dois aprendizes de mágico, ambientada no final do século XIX, está na preparação interna, em que todo texto é relido e adequado ao padrão da editora. Nesse período, também são definidos o projeto para a capa e o título. Igualmente em preparação está Delirium, de Lauren Oliver, primeiro livro de uma trilogia. Com o lançamento previsto para a primeira quinzena de marçoDelirium apresenta uma sociedade em que o amor, considerado uma doença, foi erradicado, e todos os cidadãos são curados ao completar 18 anos. Depois dessa fase, essas duas obras serão diagramadas e seguirão para a primeira e a segunda revisões (geralmente são necessárias duas para corrigir erros de ortografia e de gramática). Daí, os livros irão para a fase de fechamento.
Ganhador do Prêmio Pulitzer de ficção de 2011, A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan, trata das questões do tempo por meio das memórias de um punk e de sua assistente pessoal. Com lançamento previsto para a segunda quinzena de janeiro, o título está em fechamento. Nesse estágio ocorre a conferência dos últimos detalhes, como a numeração de páginas e o sumário, além da verificação do texto com um corretor ortográfico para encontrar os eventuais erros que possam ter escapado aos olhos humanos. Silêncio, o terceiro livro da série Hush, Hush, de Becca Fitzpatrick, também está em etapa de fechamento. O penúltimo volume da história de amor entre a jovem Nora Grey e o anjo rebelde Patch será publicado na primeira quinzena de janeiro. Após o fechamento, os livros serão, enfim, enviados para a impressão.

 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


News: A Editora Intrinseca promete agitar o mercado editorial em 2012. 7


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

6 Comments

  1. muito legal o post, gostei de ficar por dentro dessas fases que os livros vão passar antes de serem lançados! agora sim eu percebo como eh dificil o trabalho da editora pra mandar todas essas histórias maravilhosas pras estantes das livrarias! D:


    hangover at 16

  2. Já tinha lido no site da editora e o único livro que me interessa desses títulos é O Filho de Netuno mas acredito que virão muitas coisas boas da Intrínseca ano que vem, vamos ver né? Espero que, entre eles, esteja a continuação de Cotoco pois já faz mais de 1 ano que o primeiro saiu no Brasil (se não me engano) e eles nunca comentam nada =/

  3. The Son of Neptune e Delirium!

  4. Adorei o post! Desses lançamentos os que mais espero são: O Filho de Netuno, Delirium e Silêncio. Mas também me interessei pelos outros. Muito interessante saber um pouco mais sobre cada etapa no processo de publicação e produção de um livro!

    Beijos
    My recent post Gincana Literária de Natal – Prova #3

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.