News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 16

News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011.


Scott Pilgrim e Os Mortos-Vivos foram líderes de vendas em livrarias nos EUA em 2011.

O designer Tim Leong e o site Comics Alliance pegaram todas as listas de paperbacks – quadrinhos não-capa dura e não mangá – mais vendidos nos EUA, semana a semana, segundo o jornal New York Times. Lançada em 2009, a lista do Times é elaborada a partir das vendas exclusivamente em livrarias, diferente do tradicional mercado direto das comic shops estadunidenses.



 
News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 17
 
Na infográfico montado por Leong, as tendências do mercado de livraria são inversas ao que se vê no mercado direto: os maiores nomes do ano não são Batman, nem Liga da Justiça, nem X-Men, mas Scott Pilgrim e Os Mortos-Vivos.

Os álbuns das duas séries dominaram as vendas este ano. Enquanto o primeiro volume de Os Mortos-Vivos apareceu em 42 semanas (de 52) da lista, o primeiro de Scott Pilgrimteve 38 semanas de presença. Todos os outros álbuns do roqueiro canadense venderam bem durante o ano, e outros seis da HQ zumbi tiveram boa presença nas listas.

Na relação especial das obras que ficaram mais de 4 semanas na lista, a melhor posicionada é Daytripper, dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá. Watchmen, ainda na ressaca do filme, continua vendendo bem sempre, aparecendo em quase metade das listas do ano.

 
News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 18
 
Mas a maior surpresa está nos gráficos em pizza que mostram como seria a repartição do mercado segundo as listas do Times: a pequena Oni Press (de Scott Pilgrim) com 32%, a Image (de Os Mortos-Vivos) com 22%, a DC com 18%… e a Marvel, que dominou boa parte do ano no mercado direto e não tem grande tradição no lançamento de álbuns inéditos, com míseros 3%.

Veja o gráfico completo aqui.

 

 


News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 19

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 29
Gatinhos andam à solta em livraria no Canadá e podem até ser adotados