News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 6
Notícias

News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011.

Scott Pilgrim e Os Mortos-Vivos foram líderes de vendas em livrarias nos EUA em 2011.

O designer Tim Leong e o site Comics Alliance pegaram todas as listas de paperbacks – quadrinhos não-capa dura e não mangá – mais vendidos nos EUA, semana a semana, segundo o jornal New York Times. Lançada em 2009, a lista do Times é elaborada a partir das vendas exclusivamente em livrarias, diferente do tradicional mercado direto das comic shops estadunidenses.

 
News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 7
 
Na infográfico montado por Leong, as tendências do mercado de livraria são inversas ao que se vê no mercado direto: os maiores nomes do ano não são Batman, nem Liga da Justiça, nem X-Men, mas Scott Pilgrim e Os Mortos-Vivos.

Os álbuns das duas séries dominaram as vendas este ano. Enquanto o primeiro volume de Os Mortos-Vivos apareceu em 42 semanas (de 52) da lista, o primeiro de Scott Pilgrimteve 38 semanas de presença. Todos os outros álbuns do roqueiro canadense venderam bem durante o ano, e outros seis da HQ zumbi tiveram boa presença nas listas.

Na relação especial das obras que ficaram mais de 4 semanas na lista, a melhor posicionada é Daytripper, dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá. Watchmen, ainda na ressaca do filme, continua vendendo bem sempre, aparecendo em quase metade das listas do ano.

 
News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 8
 
Mas a maior surpresa está nos gráficos em pizza que mostram como seria a repartição do mercado segundo as listas do Times: a pequena Oni Press (de Scott Pilgrim) com 32%, a Image (de Os Mortos-Vivos) com 22%, a DC com 18%… e a Marvel, que dominou boa parte do ano no mercado direto e não tem grande tradição no lançamento de álbuns inéditos, com míseros 3%.

Veja o gráfico completo aqui.

 

 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


News: As HQs mais vendidas nas livrarias em 2011. 9


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

2 Comments

  1. Hey ^^

    Bem que a Marvel poderia lanar novos… certeza que iria detonar.
    Conheço um pouco do trabalho do Gabriel Bá é maravilhoso, apesar de não comprar HQ acho muito bacana o trabalho desenvolvido.

    Ps: Passando para desejar um Feliz 2012… sucesso – amor e $$ kkk sempre…

    Xxx

    :: Loma

  2. Só conhecia Scott Pilgrim e aqui no Brasil também bombou.. vi muitas pessoas com essa HQ nas mãos..
    Não é uma HQ que me desperte o interesse, mas pela grande adesão das pessoas, realmente parece ser boa, enfim..

    Beijos!
    My recent post Resenha: "Confissões de um Turista Profissional"

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.