Olá, leitores do Burn Book. Em outubro, o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante do mundo. Em 2014, quem presta homenagem ao País é a Feira do Livro Infantil de Bolonha. Veja a lista das feiras de livros mais conhecidas no mundo.

Publicado no Universia Brasil

A cada ano, diversas feiras de livros acontecem em várias cidades do mundo para apresentar escritores e novidades literárias, planejar os próximos lançamentos e até mesmo marcar tendências. Confira a seguir as feiras de livros mais conhecidas no mundo:
 
Feira do Livro de Frankfurt (Frankfurter Buchmesse)
A história de Frankfurt, na Alemanha, como referência editorial data do século 15 comJohannes Guttenberg e o nascimento da imprensa. A Feira do Livro de Frankfurt é a maior de todas as feiras de livro no mundo. Sua primeira edição foi em 1949.
O evento acontece sempre em outubro com mais de 7 mil expositores provenientes de 100 países e mais de 280 mil visitantes. Nomes de peso são convocados todos os anos, desde editoras, renomados escritores, agentes literários e até mesmo produtores de cinema de olho em possíveis adaptações. Todos vão a Frankfurt com as melhores ofertas.
 
Desde 1988, um país é convidado para apresentar a literatura nacional. Este ano, o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt. A edição de 2013 acontece entre os dias 9 e 13 de outubro.
 
Feira Internacional do Livro de Guadalaja (FIL)
Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), no México, é sem a dúvida a mais importante do calendário editorial da língua espanhola. É também um grande festival cultural com música, cinema e teatro.
 
Fundada há 25 anos pela Universidad de Guadalajara, a FIL é o ponto de encontro de escritores de diferentes línguas de todos os continentes. A edição de 2013 acontecerá entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro.
 
Feira Internacional do Livro de Madri (Liber)
Feira Internacional do Livro de Madri (Liber), na Espanha, é uma importante plataforma da indústria editorial em espanhol. É também o ponto de encontro para profissionais estabelecerem contatos e descobrir todas as possibilidades que os mercados emergentes internacionais oferecem a indústria do livro. Todos os anos se esperam mais de 12 mil visitantes e 500 expositores. Este ano, a Liber acontecerá entre os dias 2 e 4 outubro.
 
 
BookExpo America (BEA) A feira de livro BookExpo America (BEA) é a principal vitrine da indústria editorial dos Estados Unidos. O evento acontece nas cidades de Nova York, Washington, Los Angeles e Chicago. Independentemente da cidade, a BEA é parada obrigatória. Também é caracterizada pela presença de celebridade de Hollywood, que cada ano distribui autógrafos a um público que faz filas para conseguir um. A próxima edição da BEA acontece nos dias 29 e 30 de maio e 1º de junho em Nova York.
 
London Book Fair
Durante três dias de abril, os livros “invadem” a capital britânica. A London Book Fair é considerada um importante evento mundial. Seu lema é: Making words go further (Fazendo com que as palavras cheguem mais longe, em português). Este ano, o evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de abril.
 
Feira do Livro Infantil de Bolonha
A cidade italiana é a anfitriã da mais importante feira do livro dedicada ao mercado editorial infantil. Lá, a alegria infantil não tem fim. Em 2013, a Feira do Livro Infantil de Bolonha acontecerá entre os dias 25 e 28 de março. Em 2014, o evento presta uma homenagem ao Brasil.
 
Feira Internacional do Livro em Santiago
Apresentada pela Câmara Chilena do Livro, a Feira Internacional do Livro em Santiago (FILSA) é o evento cultural mais importante do Chile. Durante 17 dias, um grande salão do Centro Cultural Estação Mapocho, localizado na antiga e charmosa estação que leva o mesmo nome, abre as suas portas para celebrar os livros e a leitura, em um país que se orgulha de ter dois Prêmios Nobel de Literatura. A primeira edição da FILSA aconteceu em 1980. O evento acontece em outubro. Para 2013, as datas ainda não foram divulgadas.
 
Feira do Livro de Buenos Aires
Feira do Livro de Buenos Aires, na Argentina, é a feira de maior duração: acontece em quase três semanas. Em 2011, a capital argentina ganhou da UNESCO o título da capital mundial do livro. Este ano, o evento acontece entre os dias 25 de abril e 13 de maio.
 
Feira Internacional do Livro de Bogotá
Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILB), na Colômbia, é também uma festa cultural para a família. É organizada pela Câmara do Livro Colombiana. As datas da edição 2013 não foram divulgadas, por enquanto.
 
Feira Internacional do Livro de Miami
Desde 1984, o mês de novembro recebe a Feira Internacional do Livro de Miami, nos Estados Unidos, com a presença de importantes autores e editoras. Acontece no Miami Dade College em parceria com aFlorida Center for the Literary Arts. Antigamente era conhecida por Books by the Bay (Os Livros na Baía). Em 2013, o evento acontecerá entre os dias 17 e 24 de novembro.
 
Latino Book & Family Festival
Latino Book & Family Festival se transformou em um evento cultural e familiar para os hispânicos nos Estados Unidos. Desde 1997, o ator Edward James Olmos contribui com a divulgação dos livros e da cultura biligue em Los Angeles, Phoenix, Chicago e Houston. Por meio do programa Latino Literacy Now, Olmos defende que a leitura é um meio de superação. As datas da edição 2013 não foram divulgadas, por enquanto.
 
Feira do Livro de Los Angeles (LéaLA)
Feira do Livro de Los Angeles (LéaLA), nos Estados Unidos, já configura entre as maiores feiras do livro em espanhol nos Estados Unidos. O evento é uma iniciativa da Universidade de Guadalajara, no México, e da FIL. Em 2013, o evento acontece entre os dias 17 e 19 de maio.

 

Deixe sua opinião aqui :)