News: Gillian Flynn, a mulher que desbancou “Cinquenta tons de cinza” 6
Notícias

News: Gillian Flynn, a mulher que desbancou “Cinquenta tons de cinza”

Mariana Tessitore, na Revista Época

News: Gillian Flynn, a mulher que desbancou “Cinquenta tons de cinza” 7
 
Cansada de ver as prateleiras das livrarias lotadas de livros com protagonistas boazinhas e submissas, a americana Gillian Flynn decidiu escrever sobre mulheres más. Seus dois primeiros livros, com personagens femininas fortes, haviam feito algum sucesso, mas não o suficiente para que ela abandonasse a carreira de jornalista e se dedicasse somente à literatura. Após ser demitida de seu trabalho, ela apostou tudo no romance Garota exemplar – e, finalmente, as garotas más venceram as boazinhas.
 
Lançado em 2012 nos Estados Unidos, o livro vendeu três milhões de exemplares e foi o primeiro a superar a Cinquenta tons de cinza na lista de mais vendidos do New York Times. É candidato a repetir o feito no Brasil, onde a trilogia de E. L. James continua dominando as primeiras posições. Como se o sucesso popular não bastasse, a obra também conquistou a crítica. Janet Maslin do New York Times, disse que a obra é “povoada por personagens tão bem imaginados que é difícil se separar deles”. O autor de terror Stephen King declarou ser seu fã. Gillian atribui o sucesso às suas personagens assustadoras. “Gosto de escrever sobre garotas que são detestáveis”, disse ela, em entrevista a ÉPOCA.
 
“Estamos acostumados em pensar nas mulheres como naturalmente boas, como pessoas que só fazem o certo. Tento desmistificar essa visão um tanto simplista”. A surpreendente recepção do livro pelos fãs, segundo ela, mostra que os leitores estão preparados para essas novas mulheres na literatura. “Atualmente há espaço para todos os tipos de mulheres, e não apenas para os modelos tradicionais”, afirma. “Os autores não precisam mais se preocupar em escrever um livro que o protagonista seja alguém amável. O importante é criar um personagem que seja interessante”.
 
News: Gillian Flynn, a mulher que desbancou “Cinquenta tons de cinza” 8
 
Todos os livros da escritora giram em torno de assassinatos. “Eu sempre me interessei pelo lado sombrio da natureza humana e no que leva as pessoas a fazerem coisas más. Normalmente os crimes têm motivos, até mesmo banais”, diz Gillian. Garota Exemplar conta a história do casal Nick e Amy. Os dois se conhecem numa festa e se casam depois de oito meses. O relacionamento vai bem até que eles se mudam para North Carthage, a cidade natal de Nick. Amy odeia viver no local e as brigas entre eles ficam cada vez mais constantes.
 
No dia de aniversário de cinco anos de casamento, ela desaparece misteriosamente. As investigações apontam para um suposto homicídio e Nick é visto como o provável culpado. A obra tem uma estrutura não linear e alterna os pontos de vista, ora abordando a perspectiva de Amy, ora revelando a visão de Nick. Ao longo do livro, as versões dos dois começam a conflitar e o leitor já não sabe mais em quem confiar. Amy é uma personagem sombria. Todo ano ela realiza uma caça ao tesouro para comemorar o aniversário de casamento dos dois.
 
O gesto pode parecer uma demonstração de amor, mas não deixa de ser um teste cruel para avaliar Nick. Assim são as protagonistas de Gillian: adoráveis e maldosas. Assim como suas personagens, a autora está longe do estereótipo de garota amável e delicada. Passou uma grande parte da sua infância entre livros e filmes de suspense. Aos sete anos, seu filme favorito era Psicose, do cineasta britânico Alfred Hitchcock. Uma de suas brincadeiras favoritas era a de dar formigas para aranhas se alimentarem. Ela também costumava assistir filmes pornográficos na televisão a cabo. Sua vida hoje é mais tranquila, aos 44 anos, ela vive em Chicago com o marido e o filho de dois anos, e se dedica somente à literatura. Já tem um contrato para escrever dois novos livros, sem data de lançamento definida. Suas obras também devem chegar ao cinema. A FOX comprou os direitos de Garota exemplar.
 
A atriz Reese Witherspoon será a produtora e protagonista do filme, e o cineasta americano David Fincher (Clube da luta) já foi sondado para a direção. Embalado pelo sucesso de Garota exemplar, seu livro anterior, Dark places (sem tradução para o português) também chegará às telas, estrelado por Charlize Theron e dirigido pelo francês Gilles Paquet-Brenner (A chave de Sarah). Assim como os leitores americanos, Hollywood também descobriu o charme das mulheres más.
 

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


News: Gillian Flynn, a mulher que desbancou “Cinquenta tons de cinza” 9


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

18 Comments

  1. Adorei a matéria! Estou doida por esse livro… e fiquei ainda mais curiosa ao saber que ela desbancou a James!!!!!! *-*
    Bjs
    Nica

  2. Ela nos salvou de tanta idiotice em Cinquenta Tons de Cinza. #LiberdadedeExpressão kkkkk

    1. Tem razão Douglas.

  3. Recomendada por King? Esse deve valer a pena! =D

  4. Massa demais, to doido pelo livro

  5. Eu já estava pensando em comprar esse livro, agora tenho certeza! Vou me aventurar nos livros de Mistério! 🙂

  6. Além é claro que querer ler o livro fiquei muito orgulhosa por uma brasileira fazer sucesso lá fora e mostrar que aqui tem muitas pessoas brilhantes e envergonhada, por ela ter que ser conhecida lá fora pra depois darem crédito em sua própria terra.

  7. Até que enfim!!!!! Sempre que penso em finalmente escrever alguma coisa, a minha protagonista nao é boazinha hioheuiehiuhe.

  8. Esse livro deve ser muito bom. Se ela desbancou Cinquenta Tons de Cinza só pode ser muito bom, não que eu goste de 50 tons, porquê eu não gosto, mas virou modinha né?! E se até Stephen King recomendou, ela deve ser extremamente boa!
    Agora eu fiquei com vontade de ler, cansei de protagonistas boazinhas! Hahaha.
    My recent post Fantasias

  9. Estou lendo esse livro no momento e estou me surpreendendo com a leitura.

  10. Ai que coisa, eu nem comprei o livro ainda e já vai virar filme?
    OMG!

    Adorei!!

    Já tem resenha aqui? Vou procurar.

    Bjkas

  11. Quero muito ler esse livro.
    Thriler + mistério não tem como dar errado! Adorei o fato da protagonista não ser boazinha e frágil, esse esteriótipo já cansou.

  12. Ai, ai… Sinceramente, acho tão besta essa luta por conseguir bater os recordes de Cinquenta tons de cinza com ~outro livro erótico. Acho que se fosse pra alguém se orgulhar de verdade, teria de ser com uma temática diferente e realmente inovadora. Mas isso não depende só dos autores, não é :/ depende principalmente das pessoas que compram, e está óbvio ao que o público se atrai mais.

    xx carol

  13. Eu ainda não li o livro e esse post só aumentou o meu desejo de lê-lo. Gillian Flynn parece ser uma excelente autora e achei interessante o fato de as protagonistas dela serem adoraveis e maldosas!!

  14. Adorei essa ideia de uma protagonista diferente . De menininhas ingênuas e submissas a literatura já tem aos montes. Se essa Gillian conseguiu desbancar E.L James nas vendas de livros e ainda é recomendada pelo tio King – haha – , ela deve ser incríivel. Esse livro com certeza já está na minha lista dos : "vou ler" desse ano.

  15. Fiquei muito curiosa pelo 'Garota Exemplar' o título éh muito sugestivo pode nos dar ideias de MUUUUITAS COISAS em que ela pode ser exemplar… venho lendo algumas resenhas e me instigando cada vez mais … :]

  16. Mas Gui sejamos sinceros qualquer coisa desbanca os 50 chibatadas, e eu já ouvi dizer que se você prestar muita atenção na leitura desse livros na metade você já saca qual é o mistério.

  17. Eu comprei e to terminando de ler o livro é completamente perfeito, te prende da primeira pagina até o fim eu to amando não vejo a hora de ver o filme 🙂

Leave a reply