Publicado no Literatortura

Imagine que você é um diretor de uma editora. Lê um livro de um autor desconhecido, acha-o interessante e resolve comprar os direitos da obra no Brasil. Então, de repente, descobre que aquele livro é, na verdade, da autora de maior sucesso da atualidade. Improvável? Nem um pouco. Essa história aconteceu de verdade.

Paulo Rocco, diretor da editora que leva o seu sobrenome, ficou surpreso no início da negociação do livro “The Cuckoo’s Calling” devido às diversas exigências feitas por Robert Galbraith, o autor da obra, teoricamente um iniciante. Rocco até acabou por dizer uma frase à sua equipe que pode ser considerada profética: “Estão tratando esse livro como se fosse da J. K. Rowling”.

Pouco tempo depois, a revelação oficial: Galbraith era o pseudônimo de J. K. Rowling, autora da consagrada série Harry Potter. E a surpreendente notícia só melhorou. A agência que vendeu os direitos da obra informou que o livro pertence a uma série e novos volumes serão lançados, o segundo já no ano que vem. Todos eles com direitos garantidos à Rocco.

Agora, todos os planos referentes ao “The Cuckoo’s Calling” mudaram.  A tradutora, Ryta Vinagre, a mesma da série Crepúsculo, terá que se apressar. A ideia inicial era publicar o livro da escritora britânica apenas em 2014. “Foi engraçado. Comprei o livro porque achei a história boa, ia lançá-lo só em 2014”, disse Rocco. Agora o prazo não passa de novembro deste ano. Além disso, estava prevista a impressão de apenas três mil exemplares. Após a revelação, já é esperada a distribuição de, no mínimo, 100 mil.


Já o valor pago pelos direitos da obra não foi divulgado. As negociações, iniciadas em janeiro, foram feitas com todas as editoras participantes do leilão de “Morte Súbita”, primeiro livro de Rowling publicado após a era Potter. A Rocco, devido à concorrência, acabou fazendo uma oferta bem mais alta do que o convencional para autores iniciantes, que seria o caso de Galbraith. Porém, acabou sendo um valor muito abaixo do normal para um livro da escritora britânica.

Com certeza, milhares de fãs já estão mandando e-mail para a editora, exigindo algumas especificações, como capa dura, papel pólen e, claro, o lançamento da obra o mais rápido possível. Mas isso não é nada para Rocco, que deve estar rindo à toa.


» Siga o Burn Book no Facebook Instagram e no Twitter e receba todas novidades dos livros, filmes e séries! «

Fonte | Créditos

Deixe sua opinião aqui :)

Sem mais artigos