O Parthenon de Livros | Peça de exposição de arte contém mais de 100 mil livros banidos durante o nazismo 16

O Parthenon de Livros | Peça de exposição de arte contém mais de 100 mil livros banidos durante o nazismo


Certamente você já ouviu falar que durante a II Guerra Mundial os nazistas baniram e queimaram muitos livros. Isso aconteceu principalmente com autores judeus, marxistas ou que fossem contra o que eles achavam ser correto. Até mesmo O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, foram para a fogueira.

Para relembrar o que aconteceu, a artista plástica argentina Marta Minujin criou “O Parthenon de Livros”, a principal obra do show de arte contemporânea Documenta que acontece a cada cinco anos na Universidade de Kassel, Alemanha.



O Parthenon de Livros | Peça de exposição de arte contém mais de 100 mil livros banidos durante o nazismo 17
Créditos da foto: DPA

Trata-se de um templo grego em tamanho real de livros banidos e queimados pelos nazistas no país durante a guerra. Ele tem 70 metros de comprimento, 31 metros de largura e 10 metros de altura e conta com 100 mil cópias de 170 livros títulos, cada um deles embrulhados em plástico para não estragar com as condições climáticas.

“O Parthenon de Livros” foi construído exatamente no local onde em 1933 aconteceu a queima de livros e é uma obra para discutir censura, não só da época da II Guerra, mas de hoje em dia também. Minujin acredita que esse é o seu trabalho mais político até o momento.

O Parthenon de Livros | Peça de exposição de arte contém mais de 100 mil livros banidos durante o nazismo 18
Créditos da foto: DPA

Ano passado a artista plástica começou uma campanha para a arrecadação dos livros e junto com voluntários da universidade de Kassel criou a lista dos livros banidos, fez a curadoria e construiu o monumento.

A exposição Documenta, que acontece simultaneamente em Atenas, Grécia – por isso a forma de templo grego -, e em Kassel, Alemanha, vai até setembro. E enquanto isso Minujin continua coletando livros banidos pelo nazismo para que ao fim da exposição possa distribui-los para a sociedade.

O Parthenon de Livros | Peça de exposição de arte contém mais de 100 mil livros banidos durante o nazismo 19
Créditos da foto: DPA

 

Via The Local


O Parthenon de Livros | Peça de exposição de arte contém mais de 100 mil livros banidos durante o nazismo 20

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
O Parthenon de Livros | Peça de exposição de arte contém mais de 100 mil livros banidos durante o nazismo 30
W – Two Worlds | Crítica do dorama