Por que a autora de Harry Potter, JK Rowling, está sendo chamada de transfóbica? 5
Notícias

Por que a autora de Harry Potter, JK Rowling, está sendo chamada de transfóbica?

JK Rowling, autora da saga de livros Harry Potter, foi “cancelada” neste sábado (06/06) após escrever uma série de publicações, sendo essas criticadas por alguns usuários do Twitter que chamaram os comentários de transfóbicos.

Tudo começou quando a autora publicou um artigo de opinião do site Devex, intitulado “Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam“. JK Rowling, então, disse junto ao link da matéria: “‘Pessoas que menstruam.’ Eu tenho certeza que costumava a existir uma palavra pra essas pessoas. Alguém me ajude a descobrir.

O tweet causou revolta na comunidade LGBTQIA+ e alguns usuários da rede social pediram para que ela excluísse a publicação. Diversos fãs questionaram Rowling sobre o porquê de ela ter postado esse tipo de comentário: “Você me decepcionou“; escreveu um dos leitores.

Por que a autora de Harry Potter, JK Rowling, está sendo chamada de transfóbica? 6 Por que a autora de Harry Potter, JK Rowling, está sendo chamada de transfóbica? 7

Depois de receber uma série de criticas sobre o assunto, Rowling escreveu:

“Se sexo não é real, então não existe atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres globalmente é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a habilidade de muitas a discutir suas vidas significativamente. Não é ódio falar a verdade. Eu respeito o direito de todas as pessoas trans a viver da forma que for autêntica e confortável para elas. Eu marcharia em protestos com vocês caso fossem discriminadas por serem pessoas trans. Ao mesmo tempo, minha vida foi podada por ser uma mulher. Eu não acredito que dizer isso seja propagar ódio.”

Além de ser chamada de transfóbica, muitos fãs acusaram JK Rowling de ser TERF (feminista radical trans-excludente), pertencente a uma vertente do feminismo que exclui mulheres trans de seu discurso. Essa não é a primeira vez que a autora dá opiniões controversas sobre o assunto, sendo, inclusive, a segunda vez nessa semana.

Conteúdo originalmente publicado no site hashtagpop

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Por que a autora de Harry Potter, JK Rowling, está sendo chamada de transfóbica? 8







Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.