Olá gente, tudo bom? 2017 começou agitado e eu acabei passando por aqui menos do que gostaria, mas espero que ainda dê para compensar o tempo perdido.

Muitos novos autores estão se aventurando em plataformas digitais como a Amazon, que permite que o escritor venda suas obras e receba (um valor justo, inclusive) por elas. Alguns recursos da plataforma, no entanto, ainda geram algumas dúvidas. Uma delas, que chega constantemente para mim, é:

  • Por que eu colocaria o meu livro DE GRAÇA se posso receber por ele?
    Ou então…
  • Colocar meu livro DE GRAÇA não vai desvalorizá-lo?

E eu resolvi responder essas perguntas baseada na minha experiência com as promoções gratuitas em questão. Recentemente mesmo, coloquei um dos meus contos, Cartas De Natal, gratuito por dois dias inteiros na plataforma. Com a promoção, meu livro alcançou o primeiro lugar dos mais baixados grátis em sua categoria, o que significa que muitas pessoas que, talvez não conheçam a minha escrita, passarão a conhecê-la.

Além disso, no dia seguinte após o término da promoção, a obra voltou a figurar a lista dos cem mais vendidos na plataforma. Isso porque a promoção de livro grátis deu mais visibilidade à história e os leitores que a leram fizeram ótimas avaliações. Um leitor que está em dúvida entre comprar a obra ou não, provavelmente levará a opinião dos outros leitores em conta. E quanto mais avaliações (especialmente positivas) a obra tiver, melhor.

E não é só isso… Se você é um autor com mais obras disponíveis, saiba que aquele livro grátis pode ser o responsável pelo leitor pagar por suas outras obras. Se ele curtir o seu trabalho (e esperamos que curta!) ele se sentirá mais seguro para pagar por outras obras de sua autoria.

A promoção de livro gratuito na Amazon funciona da seguinte forma: você cadastra a sua obra no KDP Select e a cada noventa dias, você pode oferecer o seu livro gratuitamente por um período de ATÉ cinco dias. Durante o período escolhido para a promoção, você não receberá royalties pelas unidades baixadas.

Não sabe como criar uma promoção de livro gratuito para a sua obra? É muito simples!

“Depois que seu livro estiver inscrito no KDP Select e disponível para venda na Amazon, você poderá agendar promoções de livro gratuito seguindo as etapas abaixo:


  1. Na sua Biblioteca, clique no botão de reticências (“…”) do menu Ações ao lado de qualquer livro cadastrado no KDP Select.
  2. Selecione “Informações sobre o KDP Select”.
  3. Em “Crie uma promoção para seu livro”, selecione “Promoção de livro gratuito”. (“Kindle Countdown Deal” estará selecionado como padrão.*)
  4. Clique em “Criar uma nova promoção de livro gratuito”.
  5. Insira as datas de início e término desejadas e clique em “Salvar”. Evite escolher o último dia do prazo do KDP Select como data do término da promoção.”

Se você ainda não colocou seu livro de graça na plataforma, que tal experimentar e avaliar os resultados em seguida? Se você já utiliza esse recurso, quais são as maiores vantagens para você e por que outros escritores deveriam experimentar?

Para encerrar o post, compartilho com vocês uma ação recente da editora Rocco que fez muitíssimo sucesso. Para promover o novo livro da escritora Chris Melo, eles disponibilizaram o livro anterior dela gratuitamente no formato digital. Com certeza, muitos novos leitores passaram a conhecer o trabalho da autora, que é conhecida como o Nicholas Sparks de saia, rs!


Deixe sua opinião aqui :)

No more articles