"This is America", do rapper Childish Gambino, traz mais do que os olhos podem perceber 8
Notícias

“This is America”, do rapper Childish Gambino, traz mais do que os olhos podem perceber

O clipe de This is America, do rapper Childish Gambino (pseudônimo de Donald Glover), foi lançado no último domingo (6) e já atingiu mais de 27 milhões de visualizações no Youtube, o que trouxe reações muito interessantes por parte do público.

A mensagem a ser passada é bem clara: o racismo na América é algo que incomoda, não recebe a devida atenção e limita a vida de muitos cidadãos. Ele constrói isso nos mínimos detalhes e através de referências a acontecimentos reais, veja alguns deles:

"This is America", do rapper Childish Gambino, traz mais do que os olhos podem perceber 9

A primeira cena que tem gerado comentários em toda a rede é essa. A movimentação e a pose de Gambino foi associada a Jim Crow, uma caricatura do século 19 quando os homens brancos faziam blackface e imitavam negros de modo cômico e estereotipado.

As leis de Jim Crown foram locais e estaduais, promulgadas nos Estados do sul dos Estados Unidos, que institucionalizaram a segregação racial, afetando afro-americanos, asiáticos e outros grupos étnicos de 1876 a 1965.

"This is America", do rapper Childish Gambino, traz mais do que os olhos podem perceber 10Indiscutivelmente o massacre do coral é uma referência ao ataque sofrido pela população em Charleston, na Igreja Metodista Episcopal Africana Mãe Emmanuel, comunidade que lutou contra a escravidão na região. Nove pessoas foram mortas.

"This is America", do rapper Childish Gambino, traz mais do que os olhos podem perceber 11Aqui talvez esteja o elemento que pode ter o maior número de interpretações. Diante de todo o caos e morte ao fundo, jovens aparecem dançando. Isso pode ser uma crítica a como a população negra é vista como parte do entretenimento, pode significar ainda que a dança e a música são a única forma da escapatória dessa realidade ou, por fim, pode mostrar como os jovens estão alienados ao focar apenas nessas questões.

Ao fundo é possível ver um cavaleiro com vestes pretos, que representa a morte. E, não ocasionalmente, ele é seguido por uma viatura da polícia.

"This is America", do rapper Childish Gambino, traz mais do que os olhos podem perceber 12

A verdade é que, depois de uma semana onde o rapper Kanye West chamou a escravidão sofrida desde pelos negros de “escolha” por conta de uma “escravizadão mental”, artistas como Childish Gambino merecem um espaço maior pois em pouco mais de quatro minutos This Is America conseguiu fazer o mundo pensar.

 

 

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


"This is America", do rapper Childish Gambino, traz mais do que os olhos podem perceber 13


Viviane Oliveira
Tecnóloga em Projetos Mecânicos desde 2017, estudante de Jornalismo, cosplayer, cosmaker, redatora freelancer desde 2016, amante da Mulher Maravilha e de Star Wars.

    Você pode gostar de:

    Mais Posts em:Notícias

    Leave a reply