Varejo de livros retrai 33% em abril, aponta GfK 4
NotíciasLivros

Varejo de livros retrai 33% em abril, aponta GfK

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) e a GfK divulgaram o seu relatório mensal de acompanhamento do varejo de livros no Brasil referente a abril, mês em que as livrarias físicas de todo o país permaneceram fechadas por conta das medidas de isolamento impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Entre os dias 30 de março e 26 de abril, o instituto de pesquisa apurou a venda de 2,5 milhões de exemplares, o que representa queda de 30,6% em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento neste intervalo de tempo foi de R$ 100 milhões, queda de 33% na mesma base de comparação.

No acumulado do ano, o varejo perdeu 9,4% em volume, alcançando 14,4 milhões de cópias vendidas de janeiro a abril. O faturamento foi 10,9% menor quando comparado com os quatro primeiros meses de 2019. Em números absolutos, o instituto de pesquisa estima que o setor varejista de livros faturou R$ 690 milhões no período.

O estudo aponta que a importância do canal especializado (livrarias) no faturamento apresentou crescimento de 8,4%, enquanto os outros (onde a GfK contabiliza as lojas de autoatendimento e os supermercados) perderam 51,3%.

A categoria Religiões / Crença / Esoterismo foi a única que apresentou crescimento (10%) no período. Concursos Públicos (-48%) e Direito (-36%) foram as que apresentaram pior desempenho.

Clique aqui para baixar a íntegra do relatório.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Varejo de livros retrai 33% em abril, aponta GfK 5







Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.