Você já leu um manhwá? E um mangá coreano? 4
Manhwá-Mangá | Meninas
NotíciasAnimes, Doramas e AfinsMundo GeekQuadrinhos

Você já leu um manhwá? E um mangá coreano?

Annyeong 안녕, ferinhas!

Muitos de vocês são super fãs de mangás. Eu mesma estou nesse mundo há 21 anos. Sim, sou velha! Enfim… Mas, como é de se esperar, nem só Japão, Brasil e Estados Unidos produzem histórias ilustradas nesse mundo. Além de comics, histórias em quadrinhos e mangás, de um tempo pra cá eu ando muito ligada em manhwás.

Manhwá-Mangá | Girl in the Wild's

Manhwá-Mangá | Girl in the Wild’s

E o que são manhwás? Bom… acho que podemos explicar como “mangás coreanos“.Não vejo muita diferença entre a técnica artística de mangás e manhwás. Até o momento não li nenhum manhwá com a arte clássica “do olhão“, mas também existem inúmeros mangás que não seguem esta estética.

Acho que o que pode ser considerado grande diferença é o uso de cores. Pelo menos dos mangás que conheço, a grande maioria é totalmente preto e branco ou possui apenas as primeiras páginas coloridas e o restante em PB. Manhwás são quase sempre 100% coloridos.

Manhwá-Mangá | Noblesse

Manhwá-Mangá | Noblesse

Quer tentar alguns manhwás? O app Webtoon (Android e iOS) tem muita coisa incrível pra vocês lerem. Ah, webtoon é outro termo muito comum para este tipo de arte/literatura coreana. Só que webtoons são obrigatoriamente feitos para web, ah, jura? e muitas vezes saem um pouco da linguagem artística de mangá/manhwá, com objetivo de atingir um público internacional. Acesse o blog do Coreanismo. Coreanismo ponto blogspot ponto com.

Manhwá-Mangá | Yumi Cell's

Manhwá-Mangá | Yumi Cell’s

Espero que este post abra mais uma variedade de novas histórias pra vocês. Conheça o Coreanismo no Youtube. Afinal, pra gente que é nerdão, quanto mais quadrinho, melhor, né? Como assim você não é nerdão?

Najunge bwayo 나중에 봐요!

 

Leia meus outros artigos sobre cultura pop coreana.

 

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Você já leu um manhwá? E um mangá coreano? 5


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Notícias

Leave a reply