Resenha: Toda Poesia, Paulo Leminski 11
ResenhasLivros

Resenha: Toda Poesia, Paulo Leminski

Resenha: Toda Poesia, Paulo Leminski 12

 

 

Título do livro: Toda Poesia
Autor: Paulo Leminski
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2013
Páginas: 424
ISBN: 9788535922233

 

 

Sinopse:

Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos. Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia – do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer–se em mostrar um ‘à vontade’ que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos. Este volume percorre a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia.

Resenha: Toda Poesia, Paulo Leminski 13

Resenha:

Eu estou feliz por esse ano eu conseguir ler alguns clássicos. Vou até colocar isso como meta: ler mais clássicos.
Poetas daquela época chega a ser uma coisa até engraçada, porque escreve poema de qualquer coisa.

Tem poema sobre morte,
Poemas sobre dor,
Poemas sobre amor,
Até sobre coco.
Olha eu aqui rimando
Entrando no espírito de poeta.

Mas esse livro tem poemas inéditos do Paulo Leminski, que foi selecionado por pessoas muito próximas a ele, e depoimentos de pessoas próximas a ele, até do Caetano Veloso. Porque pra quem não sabe Paulo Leminski também era compositor, então escreveu pro Caetano Veloso, pro Arnaldo Antunes, entre outros cantores.

Pra você ler poemas e poesias, você tem que ser tão sensível quanto o autor pra conseguir entender o real significado do que ele está escrevendo.
Ele se tornou um dos meus favoritos, então podem apostar que quando eu favorito um livro, é porque realmente é bom.

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: Toda Poesia, Paulo Leminski 14


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.