Cabine Literaria # 48 - “O Livro Selvagem” de Juan Villoro. 7
Resenhas

Cabine Literaria # 48 – “O Livro Selvagem” de Juan Villoro.

Olá leitores do Burn Book. Confira a 48° edição do Cabine Literária com a resenha do livro “O Livro Selvagem” de Juan Villoro, publicado pela Editora Cia. das letras.

 
Cabine Literaria # 48 - “O Livro Selvagem” de Juan Villoro. 8
 
 
Cabine Literaria # 48 - “O Livro Selvagem” de Juan Villoro. 9
Juan tem treze anos e já planejou as próximas férias: quer ficar em casa e passar os dias brincando e aproveitando o sol do verão. Mas sua família está passando por uma situação difícil. Os pais acabaram de se divorciar, e, tentando se adaptar à nova vida, sua mãe decide que precisa passar alguns dias sozinha.

Juan, então, tem de ir para a casa do tio Tito, um sujeito um tanto excêntrico, que ama os livros mais que tudo e tem estantes espalhadas por todos os cantos da casa. Tito detesta telefone e tudo que possa atrapalhar suas leituras, e como companhia aceita apenas os três gatos e a cozinheira.
No entanto, ele adora Juan, que considera um leitor especial. Tito acha que o menino descobre muito mais coisas naquilo que lê do que os outros. E tem um plano: vai pedir a ajuda do sobrinho para encontrar uma obra singular entre as milhares que tem em sua casa, chamada “O livro selvagem”, que nunca foi lida por ninguém e que guarda um segredo destinado àquele que a encontrar. Mas por que o livro resiste à leitura? E por que Juan é o único capaz de desvendar seus mistérios?

Nessa busca, entre livros, leituras e a convivência com o tio e com Catalina, a menina que trabalha na farmácia em frente da casa de seu tio, Juan vai descobrindo um pouco mais sobre si mesmo e sobre a relação da literatura com as experiências que vivemos cotidianamente.
 
"Livros são como espelhos: cada pessoa encontra neles
aquilo que está em sua própria mente. O problema é que
você só descobre qu existe isso dentro de você quando lê
o livro certo. Os livros são espelho indiscretos e arriscados:
fazem com que as idéias mais originais saiam da sua cabeça
e trazem à tona outras novas, que você não sabia que tinha."
(pág.75)
 
Cabine Literaria # 48 - “O Livro Selvagem” de Juan Villoro. 10
 
 
Livro: O Livro Selvagem

Volume: 1
Autora: Juan Villoro
Editora: Companhia das Letras
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 192

 

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Cabine Literaria # 48 - “O Livro Selvagem” de Juan Villoro. 11


Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.