Passarinha | Resenha do livro
5.0Pontuação geral
Diagramação
Enredo
Personagens

Depois de eu ter me viciado em Atypical, e também gostar bastante de entender diferentes perspectivas de vida, resolvi mergulhar na leitura de Passarinha. Esse livro conta a história de Caitlin, que tem Síndrome de Asperger, que é considerado um autismo leve, mas os indivíduos portadores tem dificuldade em interações sociais, pois não consegue processar muito bem – e expressar – emoções, como a empatia, além de algumas outras questões.

Entenda a vida através dos olhos de Caitlin

Como qualquer outro nível de autismo, a pessoa precisa de atenção e cuidados especiais, e Caitlin se sentia muito bem com seu irmão mais velho, que a ajudava a entender as nuances das emoções e era seu melhor amigo.

Entretanto, aos dez anos, seu irmão morre em um tiroteio na escola. Assim, ela e seu pai precisam enfrentar essa dor sozinhos. Apesar de ser muito inteligente, ela estuda em uma escola pública que é extremamente despreparada para atender indivíduos com Asperger e por isso, se torna um desafio ainda maior, para Caitlin, sofrer e compreender o luto e como superá-lo. Ainda mais, como ajudar seu pai a superar.

Esse livro é lindo. Você mergulha no universo da personagem, entendendo o enredo pelo seu ponto de vista, que é único.

A história me fez compreender mais como é a vida e a perspectiva de pessoas com autismo. Eu me vi querendo saber ainda mais, ser amiga de Caitlin e outras pessoas que são tão sinceras, enxergam o mundo de uma maneira singular e precisam mover montanhas para derrubar as barreiras sociais e emocionais que enfrentam.

Ela é uma personagem forte e delicada ao mesmo tempo, muito pura, e disposta a entender o mundo ao seu redor e encontrar o desfecho para sua dor e para o seu pai. E sua procura por esse tão sonhado desfecho é o que mais emociona e faz valer a pena essa leitura.

Um dos meus livros favoritos de 2017! Super recomendo.

E você, já leu esse livro? Conhece alguém com autismo? Conte suas experiências pra gente!

Deixe sua opinião aqui :)