Resenha: A Doutrina da Morte – A última Fase, James Dashner 3
Resenhas

Resenha: A Doutrina da Morte – A última Fase, James Dashner

Talvez o melhor livro da trilogia, James Dashner conclui a jornada de Michael com chave de ouro.

A Última Fase é o terceiro e último livro da trilogia A Doutrina da Morte, sobre o mundo virtual, os jovens hackers, e como tudo começa a se perder quanto o virtual começa a invadir o real. Eu estava muito ansioso por esse livro, principalmente depois dos acontecimentos de Regras do Jogo. Embora tenha que admitir que o segundo livro deixou a desejar, o terceiro foi tudo que podíamos querer.

A história começa exatamente onde o último livro nos deixou, com Michael, Bryson e Sarah sendo levados para conhecer a misteriosa Helga que os salvou. A mulher que sempre esteve presente na vida de Michael ter sido mencionada no final foi um tanto surpreendente, mas o que eles encontrariam fez com que a história decolasse. Um grupo de Tangentes prontos para lugar contra Kaine.

Ver nossos heróis interagindo mais Tangentes ajudou muito a história. Sinto que os dois primeiros livros foram apenas uma preparação para esse terceiro, em que uma grande guerra virtual dá inicio, com os Tangentes escolhendo seus lados nos diferentes grupos.

A partir do momento que somos introduzidos a Colmeia, a história decola e não para mais. Somos jogados mais uma vez a um novo nível da VirtNet. Descascando suas camadas. Nos tornando parte do código. O que aqueles trechos de números e símbolos podem ser só é limitado pela imaginação do autor e James estava cheio de fogo nesse final. 

É difícil não notar elementos específicos que o autor adora trabalhar, como por exemplo: a traição. Nada é mesmo o que parece e vemos todas as peças do tabuleiro e as mãos que as comanda. Eu sempre achei que o jogo era entre a agente Weber e Kaine, mas o poderoso Tangente era apenas mais uma das peças de alguém muito mais poderoso.

O modo como sua relação e a de Michael foi trabalhada mostra um certo amadurecimento por parte do autor, principalmente quando o plano do Tangente é revelado. Realmente esse livro tenta trabalhar com ideias maiores, embora só toque nelas e, em nenhum momento, realmente as disseque. Não que ele precisasse. Essa trilogia sempre teve a intenção de nos mostrar apenas uma grande aventura com algumas reviravoltas no meio, e ela conseguiu.

Não vou mentir. Ela é muito mais para leitores jovens. Alguns que já passaram da fase de adolescente pode achar que alguns elementos soaram um tanto infantis e nem um pouco realistas. Talvez se o autor não tivesse medo de matar de nossos heróis, como fez em sua última trilogia, alguns teriam visto-a com mais seriedade. Mas consigo ver muitos dizendo que esse livro foi seu favorito; assim como eu. 

Me despeço dessa história com um sorriso no rosto e espero poder voltar a VirtNet. Aniso para seu próximo livro, James.

James-Dashner

*Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos

Ouça o último episódio do BurnCast:

Você pode ouvir BurnCast no Burn Book, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o BurnCast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Resenha: A Doutrina da Morte – A última Fase, James Dashner 4







Guilherme Cepeda
Guilherme Cepeda é podcaster, blogueiro e escritor. Pós-Graduado em Marketing e apaixonado por tecnologia e literatura desde sempre, em 2010 resolveu criar um blog para compartilhar sua opinião com os amigos. Jamais imaginaria que o projeto chegaria tão longe, tornando-se hoje o Burn Book, um dos maiores portais de literatura jovem do Brasil. Escreveu em co-autoria os livros da série Minha Vida, e em seu trabalho mais recente, já pela Editora Burn Books, publicou o conto “Estarei em Casa para o Natal” na antologia que leva o mesmo nome, também foi publicado em outras antologias pelas Editoras Wish, Villa-Lobos e Rouxinol. Guilherme é co-criador do Podcast “BurnCast”, o qual é responsável pela edição, pós-produção e roteiro há mais de um ano.

Você pode gostar de:

Mais Posts em:Resenhas

Leave a reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.